Sociedade

Presidente da SAD do União de Leiria detido - ÚLTIMA HORA

4 mai 2016 00:00

O vice-presidente da SAD e um contabilista também foram detidos pela Polícia Judiciária.

presidente-da-sad-do-uniao-de-leiria-detido-ultima-hora-3957

Alexander Tolstikov, presidente da SAD da União de Leiria, foi detido pela Polícia Judiciária, segundo avançou há minutos a SIC Notícias.

O administrador da SAD é suspeito de fraude fiscal, branqueamento de capitais e associação criminosa em negócios de compra e venda de jogadores de futebol. Um assessor e um director também foram detidos pela Polícia Judiciária.

Os três deverão ser presentes amanhã a um juiz de instrução criminal, que vai determinar as medidas de coacção. O processo tem ainda outros três arguidos que vão continuar em liberdade com a medida de coação mínima, refere o canal televisivo.

A Operação Matrioskas levou hoje a PJ de Leiria e a Unidade de Combate à Corrupção a várias buscas a casas, escritórios e às SADs de várias clubes.

Além da União de Leiria, os investigadores estiveram também nos estádios da Luz, de Alvalade e do Sporting de Braga. Procuraram documentos sobre os contratos de dois jogadores russos, que terão servido para lavar dinheiro com alegada origem no crime organizado na Rússia.

Segundo o Expresso, o dinheiro, em elevadas quantias, circulava por Portugal, Reino Unido, Letónia, Rússia e offshores nas ilhas Seicheles. A rota foi seguida durante mais de um ano, desde o início de 2015, pelo Departamento de Investigação Criminal da PJ de Leiria e culminou esta terça-feira numa operação internacional, com 22 equipas a realizar buscas em Portugal, de Braga a Lisboa, que teve a cooperação da Europol e polícia inglesa.

Apesar da dispersão geográfica dos meios, o alvo da investigação esteve sempre bem delimitado: a SAD da União de Leiria e Alexander Tolstikov, o seu presidente e principal acionista. Através da DS Investment, uma empresa do grupo russo D-Sports, o agente desportivo terá injectado milhões de euros no clube, refere ainda o Expresso.