Sociedade
Nome de bispo de Leiria usado para criar e-mails falsos
Diocese alerta para envio de mensagens falsas “sem qualquer ligação ao bispo ou aos serviços da diocese”
O nome de José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, tem sido usado para criar e-mails falsos, denuncia a diocese que, em comunicado, alerta para o envio de mensagens falsas “sem qualquer ligação ao bispo ou aos serviços da diocese”.
Naquela nota de imprensa, o gabinete episcopal refere que teve conhecimento de que “têm circulado e-mails em que os remetentes se identificam como D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima”. Segundo a diocese, os emais são “na sua grande maioria, enviados a partir de endereços de servidores genéricos e encontram-se redigidos em língua estrangeira, geralmente espanhol”. Num dos casos reportados à diocese “o remetente serve-se do endereço mons.ornelas@gmail.com"
No comunicado, a diocese informa que os e-mails oficiais utilizados na sua comunicação, incluindo os do próprio bispo, “são claramente identificados pelos domínios @leiria-fatima.pt ou @leiriafatima.pt”.
O gabinete diocesano recomenda, por isso, “não responder, não carregar em hiperligações nem fornecer informações pessoais ou financeiras” a e-mails enviados com outros domínios em nome do bispo ou da diocese.
Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma mensagem, “solicitamos que seja contactado o gabinete de Informação e Comunicação (gic@leiria-fatima.pt), que se encontra disponível para esclarecer qualquer situação”, acrescenta aquela nota de imprensa.