Desporto

Prémio de 'fair play' chega ao karting e tem estreia em Leiria

20 fev 2020 12:07

O Open de Portugal realiza-se este fim-de-semana no kartódromo dos Milagres. Quem mostrar respeito e camaradagem pode levar o cartão branco para casa.

premio-de-fair-play-chega-ao-karting-e-tem-estreia-em-leiria
Kartódromo dos Milagres recebe as esperanças do automobilimo nacional
FPAK

O Kartódromo Internacional de Leiria vai receber, no próximo fim-de-semana, o Open de Portugal de Karting.

A competição, organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML), irá atribuir os primeiros títulos de 2020.

Servirá também como teste para pilotos e equipas, já que a prova rainha do calendário, o Campeonato de Portugal, arranca precisamente no Kartódromo Internacional dos Milagres, nos dias 7 e 8 de Março.

Novidade para esta época instituída pela FPAK é a atribuição do prémio Cartão Branco em todas as disciplinas do desporto motorizado, que resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a FPAK.

Esta iniciativa reveste-se da “maior importância”, já que é a disciplina de introdução ao desporto automóvel e valores como o fair play devem ser incutidos aos jovens pilotos.

O director de prova poderá atribuí-lo a um piloto que se tenha destacado pelas suas atitudes de respeito e camaradagem para com os adversários, organizações e público.

Quanto ao programa desportivo, todas as categorias irão realizar uma sessão de treinos livres e outra de treinos cronometrados no sábado de manhã, enquanto à tarde, entre as 14 e as 16:45 horas serão disputadas duas mangas de qualificação.

Para domingo, entre as 10:30 e as 11:45 horas, estão agendadas as pré-finais, enquanto as finais serão disputadas entre as 13:40 e as 14:55 horas.