Economia

Preço do metro quadrado em Leiria aumentou 239 euros em cinco anos

15 fev 2020 12:55

Apesar da tendência de subida, cidade do Lis é ainda, entre as áreas urbanas analisadas pelo INE, uma das que apresentam valores mais acessíveis

preco-do-metro-quadrado-em-leiria-aumentou-239-euros-em-cinco-anos
Metro quadrado custa agora 1093 euros
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Em Dezembro, o preço médio do metro quadrado da habitação em Leiria era de 1093 euros. O valor a que os bancos avaliam as casas para a concessão de crédito subiu 27,9% (239 euros) em cinco anos no concelho, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Se analisarmos o total da série para a qual o INE disponibiliza dados, que vai até Dezembro de 2011, percebe-se que tem havido ligeiras variações no preço, mas com tendência de subida.

O INE analisou 24 localidades, “áreas predominantemente urbanas”, onde se inclui Leiria, trabalho que permite concluir que, no final do ano passado, já nenhuma apresentava preços de metro quadrado abaixo dos mil euros.

O valor mais baixo regista-se em Santa Maria da Feira (1027 euros), a que se segue Vila Nova de Famalicão (1072 euros), Guimarães (1084 euros) e, em quarto lugar com os preços mais acessíveis, Leiria (1093 euros).

No extremo oposto, Lisboa é a localidade mais cara (2170 euros), a que se segue Oeiras (2168 euros), Cascais (2137 euros) e Odivelas (2068 euros).

Considerando o total nacional, o valor médio a que os bancos avaliam as casas no âmbito do crédito à habitação atingiu os 1321 euros por metro quadrado em Dezembro do ano passado.

A avaliação bancária fechou o ano com um novo máximo histórico, já que aquele valor corresponde a um aumento de 0,7% face a Novembro e a uma subida de 8,3% face ao mesmo mês de 2018 e é também o mais alto desde h&aa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ