Economia

Precisa de uma empresa “chave na mão”? A MyManagement tem a solução

1 jan 2024 10:00

Grupo empresarial conta com quatro empresas

precisa-de-uma-empresa-chave-na-mao-a-mymanagement-tem-a-solucao
Firma criada há nove anos expandiu actividade a Cabo Verde e França
Fotografia: Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Imagine que tem uma empresa e pretende criar outra, sem ter de se preocupar com a contratação de recursos humanos, fiscalidade, contabilidade ou até com a criação de emails e site… a MyManagement, de Leiria, faz isso por si e muito mais.

Criada há nove anos, esta é uma empresa de “gestão global”, que faz parte de um grupo económico que cresceu durante a pandemia.

Mas o que é “gestão global”?

É tudo o que se relaciona com o acto de gerir uma empresa, da gestão financeira, à comercial ou de tesouraria.

“Trabalhamos com 160 empresas e participamos ainda na criação de candidaturas a concursos públicos e fazemos muitos estudos de investimento. Temos já milhões de euros aprovados”, diz o administrador do grupo MyManagement Gestão Global, Nuno Morgado.

O administrador sublinha que a principal vocação da MyManagement, hoje liderada por Paulo Lopes, presidente da AAPI - Associação Ação Para a Internacionalização, é a “criação de negócios chave na mão”.

A aventura empresarial começou quando a MyManagement começou a gerir uma empresa do norte do País.

Seguiu-se uma expansão para várias áreas diferentes de gestão. Inicialmente, o crescimento foi faseado e sustentado.

“Crescemos devagarinho até que entendemos ser necessária, além deste tipo de serviços ocasionais de consultoria, uma fatia de negócio que fosse mais regular. Avançámos para a contabilidade e começámos a ganhar clientes nessa área”, conta.

A estrutura mais ligeira da MyManagement torna-a mais competitiva e apetecível às PME, entende Morgado, que assegura que uma intervenção da sua empresa custa quatro vezes menos do que os grandes ‘players’ do mercado.

Durante a pandemia, foi tomada a decisão de crescer por aquisição e foi assim que foi se agregou a segunda empresa do grupo.

“Adquirimos a Lecil, uma empresa de contabilidade e fiscalidade, com 39 anos de actividade, da Marinha Grande. A determinada altura surgiu-nos a oportunidade de comprar também uma empresa em Peniche, de contabilidade ‘pura e dura’, fiscalidade e recursos humanos, que ficou na alçada da Lecil. Agora, toda a área de gestão e contabilidade está com a MyManagement e a fiscalidade e gestão de recursos humanos está com a Lecil.”

Hoje, do grupo, que emprega 20 pessoas, fazem parte a MyManagement (Leiria), a Lecil Global (Marinha Grande, Peniche e Praia - Cabo Verde) e a Pacme (empresa de venda online de material biodegradável, sediada em Leiria, que foi montada como teste, da área do marketing e das estratégias digitais.

Por detrás, esteve o estudo da forma de montar, em empresas que têm serviço venda nos canais tradicionais, mas que pretendem um negócio online.

A expansão para fora de fronteiras arrancou com a aposta na desmaterialização e na digitalização do negócio.

“Na cidade da Praia, pratica-se contabilidade portuguesa de empresas portuguesas, além daquelas que já são nossas clientes em Cabo Verde. É um misto de trabalho feito de empresas de Cabo Verde e de empresas de Portugal. Curiosamente, por via de algumas relações que temos em Cabo Verde, temos feito muito apoio à gestão e estamos a procurar um parceiro local para esta área.”