Sociedade
Porto de Mós cria pelouros da habitação e da participação cívica
Executivo passa a ter mais um vereador a tempo inteiro, Pedro Vala, que assume as novas pastas, entre outros pelouros
A criação de dois novos pelouros – Habitação e Participação Cívica – é a principal novidade da estrutura do executivo de Porto de Mós para o mandato que agora começa, que conta com mais um vereador a tempo inteiro, Pedro Vala. Segundo o presidente da câmara, Jorge Vala, trata-se de autonomizar a habitação, que até agora estava abrangida pelo pelouro da Acção Social, e de agregar projectos como o Orçamento Participativo e o Parlamento Jovem na pasta da Participação Cívica.
Além dos novos pelouros, Pedro Vala fica com a Juventude, passando também a tutelar as Obras Particulares e o Desenvolvimento Económico, áreas que, no último mandato, estavam sob a alçada do presidente da câmara. Agora, o líder do município fica com as pastas das Finanças, Recursos Humanos, Protecção Civil, Planeamento Urbano e Serviços Municipais.
O vice-presidente Eduardo Amaral mantém os pelouros do desporto, cultura, turismo e ambiente. Já Telma Cruza continua com as áreas da Educação, Acção Social e Saúde, ficando sem o pelouro da Juventude. Também Marco Lopes assume as áreas que já acompanhava (Modernização Administrativa, Tecnologias e Sistemas de Informação; Inovação, Empreendedorismo e Formação Profissional e Obras Públicas), às quais acresce o pelouro da Mobilidade.