Sociedade

Porto de Mós aprova videovigilância na sede de concelho e em Mira de Aire

22 nov 2025 11:07

Investimento previsto ronda os 250 mil euros e inclui a instalação de 15 câmaras

porto-de-mos-aprova-videovigilancia-na-sede-de-concelho-e-em-mira-de-aire
Rossio de Porto de Mós é uma das zonas a abranger pela videovigilância
Jornal de Leiria/Arquivo

O Município de Porto de Mós aprovou, na última reunião de executivo, uma proposta de protocolo a celebrar com a GNR, com vista à instalação de um sistema de videovigilância, que abrangerá a sede de concelho e a vila de Mira de Aire.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, o projecto representa um investimento camarário de 250 mil euros, “a realizar durante o primeiro semestre de 2026”.

O protocolo prevê a instalação de 15 câmaras em locais “estratégicos” das vilas de Porto de Mós, nomeadamente, Rossio, Parque Verde e principais ruas do centro urbano, e de Mira de Aire - Largo da Igreja e ruas adjacentes e zona envolvente às grutas.

Todas as câmaras estarão conectadas 24 horas por dia aos postos da GNR de Porto de Mós, GNR de Mira de Aire e ao Comando Territorial de Leiria, garantindo capacidade imediata de resposta e vigilância contínua”, avança o município, que considera a videovigilância “um importante instrumento para a prevenção e combate à criminalidade, reforçando a protecção de espaços públicos e aumentando a tranquilidade das populações".

Após a aprovação do protocolo, seguem-se as etapas de validação pelas entidades competentes e a posterior instalação dos equipamentos, com a autarquia a prever que o sistema entre em funcionamento “ao longo de 2026”.

Naquela nota, o município frisa que a instalação de videovigilância “responde ao compromisso assumido pelo executivo no seu programa eleitoral”, com a finalidade de “reforçar a sensação de segurança dos munícipes, prevenir ocorrências e promover um ambiente urbano mais protegido”.