Sociedade

Pombal deverá estender passadiços do Arunca até à nascente do rio

23 jan 2024 10:33

Terceira etapa do projecto ligará Ranha de Baixo até ao centro de Vermoil

.
.
Fotografias de Jacinto Silva Duro
.
.
Fotografias de Jacinto Silva Duro
.
.
Fotografias de Jacinto Silva Duro

Após ter sido apresentada, na semana passada, a extensão do Corredor Ribeirinho do Rio Arunca, terceira etapa do projecto avaliada em 600 mil euros e executada em cerca de quatro quilómetros, da Ranha de Baixo até ao centro de Vermoil, o presidente da Câmara de Pombal avançou a intenção de continuar a construção até à nascente do Arunca.

"O executivo esteve em Vermoil com o projectista para apresentar o plano de intervenção, mas o objectivo é continuar até à nascente", afirmou Pedro Pimpão, na última reunião de câmara, durante um resumo feito aos vereadores socialistas da oposição.

"Com estes 4 quilómetros que vamos fazer, desde a zona da Ranha de Baixo até ao centro de Vermoil, vamos assumir a ligação à primeira fase do Corredor Ribeirinho, que vem de Pombal, e isso significa que vamos ter um percurso de cerca de 10 quilómetros de percurso pedonal e ciclável junto ao rio. Uma intervenção que irá permitir às pessoas poder, de forma segura, fazer a ligação entre Pombal e Vermoil", assegurou.

A ligação até ao local onde o rio brota encerra a possibilidade de criar uma praia fluvial, segundo a intenção da Junta de Freguesia de Vermoil e da União de Freguesias de São Simão e Santiago de Litém e Albergaria dos Doze.

A autarquia prossegue o trabalho de negociação com os proprietários confinantes, de modo a melhorar as vias para circulação pedonal de bicicletas e máquinas agrícolas. Nas zonas onde tal não seja possível, serão criados trechos de passadiço, na lateral ou por cima do Arunca.