Sociedade

Polícia ferido em Leiria ao socorrer vítima de violência doméstica

1 abr 2023 15:48

Agente foi atingido com uma facada na perna. Está hospitalizado em Coimbra, em situação "estável".

policia-ferido-em-leiria-ao-socorrer-vitima-de-violencia-domestica
Incidente ocorreu na zona da Estação, onde a PSP foi chamada por causa de uma situação de violência doméstica
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Um agente da PSP de Leiria foi ferido, esta noite, ao tentar socorrer uma mulher vítima de violência doméstica. Atingido com uma facada numa perna, o polícia está hospitalizado em Coimbra, em situação "estável", a aguardar decisão se será concedido a uma cirurgia vascular, razão pela qual foi transferido para o centro hospitalar desta cidade.

O alerta chegou à polícia por volta das 23h30, dando conta de um pedido de ajuda na zona da Estação. José Figueira, comandante distrital da PSP, conta que a vítima, uma mulher de nacionalidade estrangeira, estava a ser submetido a agressões físicas e psicológicas.

"Conseguiu trancar-se numa divisão da casa e pediu socorro. Quando os agentes chegaram ao local, abriram a garagem e deram acesso à casa", revela o comandante.

Ao aperceber-se da presença da polícia, o agressor proferiu ameaças, dizendo "quem vier morre", ao mesmo tempo que "batia com um ferro na porta", e munindo-se depois com duas.

Após "ordens reiteradas" para que se entregasse, os policiais usaram gás pimenta e tentaram controlar o agressor. O primeiro agente a intervir foi atingir com uma facada na coxa e "entrou em choque". Ao ver o colega inanimado, o outro agente "carregou-o até ao carro e transportou-o ao hospital de Leiria", ao mesmo tempo que pediu guardas de segurança, que já estava "em prontidão", conta José Figueira.

O agressor acabou detido pela Equipa de Intervenção Rápida da PSP. Presente ao tribunal esta manhã, ficou em prisão preventiva por homicídio qualificado na forma tentada e violência doméstica.

"É uma história com vários heróis, a começar na mulher que conseguiu proteger-se a si e aos familiares que estavam consigo, e terminar nos vários agentes que intervieram", destaca o superintendente José Figueira.