Sociedade

Plataforma electrónica com vídeos educativos de Matemática lançada hoje

2 fev 2017 00:00

Vão ficar disponíveis, inclusivamente para ser trabalhados em sala de aula, “conteúdos já conhecidos da plataforma Khan Academy Internacional, inicialmente focados na Matemática.

plataforma-electronica-com-videos-educativos-de-matematica-lancada-hoje-5858

Os alunos portugueses têm disponível a partir de hoje uma plataforma electrónica de conteúdos vídeo que numa fase inicial vai disponibilizar exercícios de Matemática, mas que quer também abordar as disciplinas de Física, Química e Biologia. 

A plataforma portuguesa da Khan Academy, “em português de Portugal” – já existiam conteúdos em português do Brasil – é hoje apresentada pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, uma iniciativa da Fundação Portugal Telecom, em parceria com a Direcção-Geral de Educação e a EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa. 

Vão ficar disponíveis, inclusivamente para ser trabalhados em sala de aula, “conteúdos já conhecidos da plataforma Khan Academy Internacional, inicialmente focados na Matemática mas que, em breve, integrarão também vídeos e exercícios em português de Física, Química e Biologia, monitorizados por uma equipa de profissionais credenciados representantes de sociedades científicas das respetivas áreas”, refere uma nota do Ministério da Educação. 

A plataforma electrónica não será de uso exclusivo para alunos: “inclui ainda uma área para professores e para pais, envolvendo assim a família na promoção das aprendizagens e no desenvolvimento de competências digitais, através de metodologias que estimulem uma melhor aprendizagem dos alunos”.  Segundo a nota do Ministério da Educação, a plataforma Khan Academy Internacional tem mais de 48,5 milhões de utilizadores, 992 milhões de visualizações e 6,5 mil milhões de exercícios realizados. 

A versão portuguesa vai estar acessível através do site da Fundação Portugal Telecom, (www.fundacao.telecom.pt) e a língua portuguesa passa a ser a 19.ª disponível na plataforma.

Agência Lusa/Jornal de Leiria