Sociedade

Plantação de eucaliptos autorizada nas margens da Lagoa da Ervedeira

7 abr 2016 00:00

A licença emitida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a gerar contestação.

plantacao-de-eucaliptos-autorizada-nas-margens-da-lagoa-da-ervedeira-3639
Maria Anabela Silva

A licença emitida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a autorizar a plantação de eucaliptos nas margens da Lagoa da Ervedeira, no concelho de Leiria, está a gerar uma onda de contestação entre a população local, à qual se associa a Junta de Freguesia do Coimbrão.

Na internet circula já uma petição, criada pelo Grupo de Amigos da Lagoa da Ervedeira, a exigir a revogação da licença. Também a associação ambientalista Oikos pede a intervenção “urgente” das entidades competentes, de forma a travar o avanço do eucalipto junto da lagoa, que, em 2000, foi identificada como sítio de interesse para a conservação da natureza ao abrigo do programa CORINE, desenvolvido ao nível da União Europeia.

“Não é, de todo, o ambiente indicado para a plantação de eucaliptos”, afirma Mário Oliveira, presidente da Oikos, que teme que a introdução desta espécie nas margens da lagoa possa provocar “impactos significativos” naquele local.

“Se juntarmos este tipo de plantação a consumos excessivos de água na periferia da lagoa, reunimos condições para um abaixamento do nível de água desta estrutura hídrica”, adverte o ambientalista, para quem este caso “é mais um exemplo da massificação do eucalipto que está a ocorrer por todo o País de forma absolutamente caótica”.

Até ao fecho de edição não foi possível obter esclarecimentos junto do ICNF.

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.