Sociedade

Plantação de espécies autóctones ajuda a criar parque nos Marrazes

26 nov 2022 07:15

No âmbito da Final Four da Taça da Liga

plantacao-de-especies-autoctones-ajuda-a-criar-parque-nos-marrazes
Autóctones ajudam à recuperação de zona muito degradada por décadas de ocupação por espécies invasoras daninhas, como eucaliptos e acácias
Habsjorg Keller@Unsplash

No dia 3 de Dezembro, sábado, a Mata dos Marrazes, em Leiria, acolhe uma iniciativa de replantação de árvores.

A acção acontece no âmbito da “Final Four - Taça da Liga 2023", e está marcada a partir das 9:30 horas.

Os voluntários são desafiados a auxiliar na plantação de diversas espécies arbóreas autóctones, de grande valor e com excelentes capacidades de resiliência, de criação de alimento para a fauna autóctone, como coelhos, esquilos e outros mamíferos, aves e répteis, ao mesmo tempo que auxiliam na criação de solo, numa zona muito degradada por décadas de ocupação por espécies invasoras daninhas, como eucaliptos e acácias.

A organização desta iniciativa, promovida pela Liga Portugal e pela Allianz, com o apoio do Município de Leiria, do Projecto Pronatura da Anefa, da Leroy-Merlin e da União de Freguesias de Marrazes e Barosa, seleccionou para a zona, espécies que outrora povoavam a região como amieiros, carvalhos, castanheiros, freixos, nogueiras, pinheiro-manso, salgueiros, choupos, entre outras.

Segundo um comunicado dos responsáveis, a iniciativa, que irá decorrer num talhão sinalizado da Mata dos Marrazes, “reforça a intrínseca ligação do desporto à responsabilidade social, bem como aos valores solidários e ambientais”.

A plantação destas espécies será mais um passo na criação de um grande parque, naquele que é o maior pulmão da cidade de Leiria.

O ponto de encontro será junto à zona desportiva da Aldeia do Desporto e serão distribuídas luvas e ferramentas para a plantação aos participantes.

“Todos aqueles que queiram participar nesta iniciativa solidária são bem-vindos, bastando, para o efeito, estarem no ponto de encontro à hora marcada”, reforça a organização.