Sociedade

GEOTA quer plantar 650 mil árvores no Pinhal de Leiria entre pinheiro-bravo e espécies autóctones

21 abr 2022 17:19

Associação ambientalista já plantou 50 mil pinheiros-bravos e prevê concluir trabalhos em 2025

geota-quer-plantar-650-mil-arvores-no-pinhal-de-leiria-entre-pinheiro-bravo-e-especies-autoctones
Conclusão da acção está prevista para 2025
Daiga Ellaby@Unsplash

A associação ambientalista GEOTA pretende realizar no Pinhal de Leiria uma acção de reflorestação, semelhante à que fez na Serra de Monchique, após os fogos que destruíram a zona em 2018.

Tal como no Renature Monchique, o Renature Leiria é uma iniciativa que tem como fim plantar o Pinhal de Leiria com 650 mil árvores até 2025.

A associação ambientalista, em comunicado, refere que já plantou 50 mil até ao momento, acção realizada por uma equipa especializada.

Na mesma nota, Miguel Jerónimo, coordenador de ambos os projectos explica que “2017 ficou marcado pelos fogos que alastraram da Mata Nacional de Leiria e que queimaram cerca de 85% do Pinhal de Leiria, afectando a comunidade e todo o ecossistema local. Pretendemos, com esta iniciativa, dar continuidade ao que temos vindo a fazer ao longo dos últimos três anos noutras regiões do País e agir perante a destruição deixada pelos incêndios. Queremos fazer parte da solução e acreditamos que reflorestar e preservar zonas que já foram, um dia, afetadas por fogos, tanto consequentes das alterações climáticas, como pelo impacto do homem. Deve ser um modelo a seguir. Além disso, todo o trabalho de sensibilização, que tem vindo a ser contínuo, é essencial.”

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e o GEOTA delinearam um conjunto de intervenções visando recuperar e rearborizar cerca de 520 hectares.

A One Tree Planted pretende reduzir a desertificação, restaurar as áreas desflorestadas e revitalizar os ecossistemas.

"O Renature Leiria é um projeto que estamos a financiar em Portugal como parte do nosso compromisso de criar ecossistemas saudáveis e de proteger as florestas de pinheiro. É também uma oportunidade para a comunidade local participar no restauro do seu território que foi gravemente afetado pelo incêndio de 2017”, finaliza Karl McGrory, gestor de Florestas da Europa da One Tree Planted.

Desde Janeiro, a equipa tem plantado pinheiro-bravo, mas outras espécies autóctones serão plantadas, como o pinheiro-manso, o medronheiro ou o sobreiro, de forma a criar uma floresta mais biodiversa e resistente a futuros incêndios e a assegurar um desenvolvimento sustentável da Mata Nacional de Leiria.

Até 2025, o Renature Leiria prevê plantar 650 mil árvores.