Sociedade

Pinhal de Leiria recebe hoje mais dez mil árvores

23 nov 2020 14:18

"Com esta acção, completaremos a plantação de 31 hectares e 40 mil árvores"

O Pinhal de Leiria/Pinhal do Rei recebe hoje o arranque de uma operação de plantação de mais de dez mil árvores.

De forma a garantir todas as condições de segurança, esta acção não irá contar com a presença de voluntários, mas contratará oito trabalhadores da região de Leiria, durante três dias.

Esta é uma iniciativa da Fundação Ageas, em parceria com a associação ambientalista Quercus, a fim de celebrar o Dia das Florestas Autóctones, que hoje, dia 23, se celebra.

“Vivemos tempos difíceis e desafiantes. Tivemos de nos adaptar e de inovar na forma como actuamos nas comunidades que nos rodeiam, mas, ainda que sem voluntários, o Pinhal do Rei não pode ser esquecido. A sua replantação vai durar anos e muitas acções serão necessárias para devolver a beleza desta Mata Nacional”, refere Célia Inácio, presidente da Fundação Ageas

Embora o pinheiro não seja uma espécie autóctone, tem uma grande difusão e historial de plantação neste território litoral, sendo que a floresta autóctone no resto de Portugal é composta, maioritariamente, por diferentes espécies de quercus, como o sobreiro, o carvalho, a azinheira, o castanheiro e outras folhosas.

A primeira acção da fundação na região, após os incêndios que destruíram 86% dos 11 mil hectares do Pinhal do Rei, aconteceu em Março de 2018 e contou com 190 voluntários que plantaram cinco mil árvores, numa tarde.

Em Outubro desse ano, a Ageas assinalou os seus 20 anos com uma segunda plantação, sob o mote 20 anos – 20 mil árvores, onde 206 voluntários plantaram 20 mil árvores, num dia.

No início deste ano, explica a entidade, chegou-se às 30 mil árvores plantadas, com outra acção de voluntariado.

"Com esta acção, completaremos a plantação de 31 hectares e 40 mil árvores. Todas estas intervenções estão inseridas no Plano de reflorestação do Pinhal do Rei, assegurado pelo parceiro Quercus e pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas", refere a Fundação Ageas em comunicado.