Sociedade

Percursos de sucesso iniciados em cursos profissionais

17 mai 2018 00:00

Alzira Antunes criou a empresa Gárgula Gótica, onde é mestre de Cantaria, Joana Conde constituiu a Iguarias do tempo, empresa de catering e de organização de eventos, André Loureiro é vereador na Câmara Municipal da Batalha e Louis Anjos chefe de cozinha

Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Alexandra Barata

Alzira, André, Louis e Joana têm em comum a frequência de cursos profissionais e uma carreira de sucesso. Louis foi eleito Chefe Cozinheiro do Ano 2012, Alzira e Joana constituíram as próprias empresas e André é vereador da Câmara Municipal da Batalha.

Determinados a seguir a sua vocação, acreditam que fizeram a melhor escolha quando deixaram para trás o ensino regular.

Quando Louis Anjos, 35 anos, terminou o 9.º ano, escolheu o curso de Cozinha na Escola de Hotelaria de Fátima, sem grande convicção. “Desde miúdo que gostava de ajudar a minha tia a fazer bolos e sobremesas. Era um bom ajudante, mas o interesse por cozinhar acabou por ser um acaso”, confessa.Vinte anos depois, garante que hoje faria a mesma opção.

“A escola fez-me crescer este interesse pela cozinha, deu-me a formação adequada e as ferramentas necessárias para poder ingressar no mercado de trabalho. Os conhecimentos adquiridos foram muito valiosos.”

“Uma boa formação base é muito importante para podermos dar os primeiros passos. O resto vem com a paixão, a determinação, o querer e o trabalho com bons profissionais, mas sem nunca perder o foco no nosso objetivo”, acrescenta Louis Anjos.

Natural de Minde, no distrito de Santarém, diz que sempre foi bom aluno, pelo que tinha média para entrar num curso superior, mas optou por começar logo a trabalhar.

Os primeiros seis anos da sua carreira foram passados em restaurantes na região de Leiria-Fátima, dos quais destaca o Charbonada, onde aprendeu a importância do rigor. A vontade de crescer a nível profissional levou-o até ao Algarve, onde trabalhou nos hotéis de cinco estrelas Vila Vita Park, Vila Lara, Suites Alba e MacDonald Monchique.

“Durante este percurso venci os concursos Chefe Cozinheiro doAno 2012, A Revolta do Bacalhau e ganhei o Prémio Revelação do Ano 2016 no Guia Boa Cama Boa Mesa.”

A desempenhar funções como chefe de cozinha no Restaurante Bon-Bon, detentor de 1 estrela Michelin, Louis Anjos considera que para se ser um profissional de excelência na sua área tem de se ser dedicado, humilde e disponível,sem nunca perder a paixão.

Combater o estigma

Joana Conde, 39 anos, sempre soube o que queria, pelo que não hesitou em matricular-se no Curso Técnico de Cozinha da Escola Profissional de Leiria, quando concluiu o 9.º ano de escolaridade.

“Gostava de receber as pessoas,de preparar festas, de pensar em tudo. O curso de Cozinha foi o ponto de partida para o que faço hoje.”

Após a conclusão do curso, Joana Conde fez dois estágios nos EUA, na área da Cozinha e, quando regressou a Portugal, trabalhou na área de eventos no Casino da Póvoa e na empresa de catering Casa do Marquês, em Lisboa.

“Procurei estagiar em sítios onde pudesse aprender mais. Queria ver de perto c

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ