Sociedade

Peniche quer erradicar barracas onde vivem quase 300 pessoas da comunidade cigana

19 fev 2022 14:53

Iniciativa da câmara prevê ainda integração social

peniche-quer-erradicar-barracas-onde-vivem-quase-300-pessoas-da-comunidade-cigana
Iniciativa do município envolve alojamento e integração da comunidade
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Peniche pretende erradicar barracas onde vivem quase três centenas de pessoas da comunidade cigana e tem em curso o projecto Kher Nevo, destinado à sua integração social, anuncia a Lusa.

A viver há mais de 30 anos num dos três acampamentos existentes no concelho, Sónia Cesteiro, 44 anos, aceita dar a cara pela “miséria” em que a família habita, com ratos e “sem condições” em casa. “Se tivesse melhores condições, mudaria do acampamento”, refere à agência Lusa, questionando logo de seguida: “Quanto não vale ter uma casa?!”

Ruben Marques, 33 anos, e a família já saíram do acampamento há sete meses, depois de conseguirem, com muita dificuldade, arrendar uma casa na cidade, para terem “mais higiene” e melhores condições habitacionais. “Saí porque queria viver em melhores condições e outros não saem, porque não conseguem alugar casa”, explica à Lusa o outrora vendedor ambulante e actual funcionário municipal, acrescentando

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ