Sociedade

Paulo Mota Pinto é o cabeça-de-lista do PSD por Leiria

7 dez 2021 12:53

Recentemente eleito presidente da Assembleia Municipal de Pombal, o jurista foi o nome escolhido por Rui Rio para encabeçar a lista pelo distrito de Leiria.

paulo-mota-pinto-e-o-cabeca-de-lista-do-psd-por-leiria
Paulo Mota Pinto é presidente da Assembleia Municipal de Pombal
CMP
Maria Anabela Silva

Jurista e actual presidente da Assembleia Municipal de Pombal, Paulo Mota Pinto vai ser o cabeça-de-lista do PSD pelo distrito de Leiria à Assembleia da República.

A escolha de Rui Rio acaba de ser anunciada num comunicado do PSD, onde são divulgados os restantes cabeça-de-lista do partido. Esta tarde, serão aprovados os restantes candidatos, em reunião da Comissão Política Nacional, que serão ratificados, esta noite, pelo Conselho Nacional do PSD.

Natural de Coimbra, Paulo Mota Pinto é jurista e professor universitário. Entre 1998 e 2007 foi juiz do Tribunal Constitucional. Também já desempenhou as funções de deputado à Assembleia da República, eleito pelos círculos eleitorais de Coimbra e de Lisboa, tendo sido presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus da Assembleia da República.

Em termos políticos, é presidente do Congresso Nacional do PSD.

Paulo Mota Pinto sucede a Margarida Balseiro Lopes, que nas últimas legislativas liderou a lista do PSD por Leiria. A jovem da Marinha Grande vai agora deixar o Parlamento.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, nos lugares elegíveis deverão ficar Hugo Oliveira, deputado e presidente da distrital do PSD, bem como Olga Silvestre e João Marques, também deputados e que têm sido fiéis a Rui Rio.

A dúvida maior está no nome que fecha os cinco primeiros lugares. Segundo apurámos, haverá alguma pressão das estruturas nacionais do partido para a inclusão de Álvaro Madureira, vereador e ainda presidente da concelhia de Leiria, entre os nomes elegíveis.

Outra possibilidade, que reunirá maior consenso em termos distritais, é a escolha de Sofia Carreira, ex-presidente da Junta de Marrazes, indicada pelos TSD (Trabalhadores Sociais-Democratas)