Sociedade

Passeio todo-o-terreno vai servir para arrancar acácias em Pedrógão Grande

12 dez 2017 00:00

O passeio "tem como missão o conhecimento e preservação dos caminhos de terra batida e corta-fogos do concelho de Pedrógão Grande.

passeio-todo-o-terreno-vai-servir-para-arrancar-acacias-em-pedrogao-grande-7798
Jacinto Silva Duro

Pedrógão Grande vai acolher um passeio de veículos todo-o-terreno no sábado, em que os participantes vão ter de arrancar acácias, uma espécie invasora, ao mesmo tempo que contribuem para a preservação de corta-fogos.

A iniciativa da Trilhos do Zêzere, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, realiza-se seis meses após o grande incêndio que afectou o concelho de Pedrógão Grande e municípios limítrofes.

O passeio "tem como missão o conhecimento e preservação dos caminhos de terra batida e corta-fogos do concelho de Pedrógão Grande, de forma a manter os mesmos transitáveis para que possam ser utilizados pelos meios de socorro em caso de futuros incêndios", sublinha a autarquia.

A acção vai ter ainda a preocupação de remoção de espécies invasoras, como a acácia (também conhecida como mimosa), em que cada participante vai ter de "remover três exemplares da referida espécie".

"Num território em que cada vez mais é notório a desertificação e o abandono das actividades nas áreas agrícolas e florestais, podem os praticantes de actividades na natureza e ar livre ser um grande contributo revertendo tal facto, bastando fazer o que gostam", refere ainda a nota.

Com o passeio, é também disponibilizado aos interessados "um mapa de caminhos e estradas florestais intermédios, que não eram passíveis de utilização antes do incêndio e que muito dificultou os acessos aos meios de socorro", sublinha o município de Pedrógão Grande.

O passeio arranca às 8 horas, junto à Câmara Municipal de Pedrógão Grande, e termina às 17 horas, acrescentou.