Sociedade

Padre natural de Ourém escolhido para bispo das Forças Armadas

29 out 2018 00:00

Natural de Urqueira, Ourém, o padre Rui Valério foi nomeado, este sábado, para bispo das Forças Armadas e de Segurança.

padre-natural-de-ourem-escolhido-para-bispo-das-forcas-armadas-9425

Missionário monfortino e até agora padre na paróquia de Póvoa de Santo Adrião, em Lisboa, Rui Valério é o novo bispo das Forças Armadas e de Segurança. Natural de Urqueira, Ourém, o sacerdote, de 54 anos, foi escolhido pelo Papa Francisco para suceder a D. Manuel Linda.

A ordenação episcopal de Rui Valério está marcada para o dia 25 de Novembro e decorrerá no Mosteiro dos Jerónimos, segundo informa uma nota do Patriarcado de Lisboa, dando conta que na mesma cerimónia ocorrerá a ordenação de D. Daniel Henriques, novo bispo auxiliar de Lisboa.

Numa mensagem divulgada através do Patriarcado, o padre Rui Valério envia “uma saudação muito próxima a toda a diocese das Forças Armadas e de Segurança, uma saudação particularizada nos militares, no pessoal militarizado, nos agentes de segurança, no pessoal civil”.

“É uma saudação sustentada com aquela grande máxima que orienta a nossa vida, que está sintetizada naquele gesto com que nos cumprimentamos reciprocamente, que é a continência, e que significa um gesto de paz. Por isso a minha saudação aqui é concretizada com ‘a paz esteja connosco’”, escreve.

Rui Manuel Sousa Valério entrou para o seminário Monfortino, em Fátima, aos 12 anos, tendo sido aluno do Centro de Estudos de Fátima entre o 5. e o 12.º anos. A ordenação sacerdotal ocorreu em 1991.

O novo bispo tem formação académica nas áreas da Filosofia e da Teologia. Em Roma, estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense e frequentou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde concluiu a licenciatura, em 1992, com a especialização em Teologia Dogmática.

Na Bélgica, em Lovaina, frequentou, entre 1995 e 1996, o curso de Espiritualidade Missionária, no Centre International Montfortain. Na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, em 1997, iniciou o Doutoramento em Teologia.

Entre 1992 e 1993, foi capelão no Hospital da Marinha e, entre 2008 e 2011, capelão na Escola Naval. Desde 2011, é responsável pela paróquia de Póvoa de Santo Adrião.

 

Leia mais na edição impressa.