Entrevista

Eva Menino: “As questões económicas reflectem-se na saúde mental dos estudantes”

18 set 2025 08:00

Directora do Centro de Apoio ao Estudante do Politécnico de Leiria afirma que o ensino superior é um grande desafio para os jovens adultos

Eva Menino reconhece que o "ensino superior como um todo é um grande desafio"
Ricardo Graça

A ansiedade afecta cada vez mais jovens. Há alguma explicação?
A entrada para o ensino superior é muito importante na vida dos jovens, que por si só já estão numa fase de construção, de maturidade, de transição da idade jovem para a idade adulta, o que acarreta grandes desafios. A isto adiciona-se uma transição com exigências muito particulares do mundo académico, a pandemia, que deixou consequências que conseguimos identificar nos estudantes, e as famílias que não estão tão próximas. Também identificamos mudanças em toda uma sociedade que está organizada de um modo que, eventualmente, pode ter dificuldade em acolher e em ser protectora no sentido de comunidade. Há um conjunto de variáveis que podem contribuir para que esta transição seja geradora de ansiedade, a que se junta a conjuntura económica. Cada vez mais identificamos questões económicas, que se reflectem, sem dúvida, na saúde mental dos estudantes.

Muitos caloiros estão deslocados pela primeira vez. Que impacto pode ter na sua saúde mental?
Se para um estudante que não é deslocado é difícil esta transição, para um estudante deslocado, essa dificuldade é ainda maior, por vários motivos. O aluno tem de criar novos contextos relacionais, novos amigos e novas figuras que possam servir de suporte, e os desafios a outros níveis práticos também são grandes, como encontrar casa. Há uma ligação importante da família que muitas vezes se perde e que tem impacto na saúde mental. Depois é exigida uma autonomia e uma organização para as quais muitas vezes não estão preparados. Para os estudantes deslocados é ainda mais difícil por todo este conjunto de factores internos a si, de enfrentamento de novos desafios, mas também externos, no sentido que têm de conseguir ultrapassar uma série de dificuldades que os outros não têm. Se juntarmos os estudantes internacionais, que também temos um número elevado, ainda é mais complexo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ