Desporto

Os leõezinhos da Marinha Grande estão a tornar-se os reis da selva

29 set 2016 00:00

A metodologia, as condições de treino e o sucesso desportivo fazem com que a Escola Academia Sporting da Marinha Grande seja cada vez mais aliciante para atletas e pais.

os-leoezinhos-da-marinha-grande-estao-a-tornar-se-os-reis-da-selva-5107

Quando, nos jornais, olhamos para a classificação da série D do Campeonato Nacional de iniciados reparamos que a única equipa que ao fim de cinco jornadas ainda não sofreu qualquer derrota tem um nome virgem nestas andanças.

Esta é a primeira vez que a Escola Academia do Sporting da Marinha Grande, um projecto que ainda não tem uma década, participa nas competições nacionais de futebol. É, também, a primeira vez que uma integrante do universo do Sporting Clube de Portugal fora de Lisboa chega a este patamar.

Não pense o leitor que esta ascensão meteórica foi obra do acaso. O acesso às competições nacionais de iniciados sucedeu depois de na temporada passada a equipa ter batido todos os recordes das competições distritais.

A Academia não quer ficar por aqui e o passo seguinte é fazer com que a curto prazo também a equipa de juvenis passe a competir em provas disputadas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol.

Ao contrário do que é habitual neste tipo de escolas, a Academia do Sporting da Marinha Grande é vista como uma potência da formação. Muito mais do que uma experiência lúdica para os mais novos, já ameaça as principais referências da formação não só da cidade, mas também do distrito.

“É muito bom chegarmos a este ponto, mas por vezes choca-me. A questão da rivalidade, o exagero, o mau ambiente, tudo por causa de uma competição de jovens, não faz sentido”, sublinhou Carlos Basílio, responsável pelo projecto.

Garante que chega a ser mal tratado pelos dirigentes de alguns clubes. “Porquê? Pelo crescimento, pela ameaça desportiva que somos. Estamos a crescer muito rapidamente e há clubes com 50 e 100 anos demoraram muito tempo a chegar onde nós já chegámos em meia-dúzia de anos. É uma falta de cultura, porque a concorrência é saudável.”

“Há uns anos a União de Leiria e o Marinhense eram os clubes que conseguiam captar todos os atletas com níveis de competência elevados, mas agora já não é bem assim”, disse o responsável. O segredo do sucesso explica-se em duas palavras: metodologia Sporting.

“Não somos melhores, mas somos muito diferentes. Seguimos a metodologia Sporting, clube altamente reconhecido pela sua formação. Não trabalhamos o jogo de futebol, trabalhamos o exercício, a intensidade e fazemos jogos muito reduzidos. E o jogo de futebol é um conjunto de pequenos jogos.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.