Saúde

Ordem dos Dentistas quer profissionais nos centros de saúde

21 fev 2016 00:00

Proposta entregue ao Governo na terça-feira, dia 16

ordem-dos-dentistas-quer-profissionais-nos-centros-de-saude-3127

A Ordem dos Médicos Dentistas entregou, na terça-feira, uma proposta ao Governo para a colocação daqueles profissionais nos centros de saúde. À agência Lusa, o bastonário Orlando Monteiro da Silva garantiu que a proposta “cumpre os requisitos que foram comunicados pelo Ministério da Saúde”.

A ideia é levá-la a cabo de forma faseada, através de experiênciaspiloto em vários centros de saúde do País, com médicos dentistas “a exercer nas instalações do Serviço Nacional de Saúde, nos cuidados de saúde primários, em regime de contratualização ou avença”.

O bastonário explicou ainda que, numa primeira fase, serão prestados “cuidados básicos de medicina dentária a uma população economicamente desfavorecida e portadora de doenças crónicas como o cancro, a diabetes ou doenças cardiovasculares”.

Outra condição contida na proposta é que esta inserção de dentistas nos centros de saúde “não se sobreponha à cobertura já prestada pela rede clínica e consultórios privados, no âmbito do programa do cheque-dentista, que vai permanecer tal como está e que recebe faixas da população muito importantes”, revelou o bastonário, salientando que o projecto tem de levar em conta as restrições orçamentais do País.

Questionado sobre quantos médicos vão ser precisos para levar a cabo o projecto, Orlando Monteiro da Silva disse que o número será calculado em função dos centros de saúde que vierem a revelar- se operacionais para o efeito, que estejam equipados ou possam ser adaptados para a consulta.