Desporto

Operação Matrioskas: da suspeita de máfia ao arquivamento do processo

2 mai 2019 00:00

É caso para dizer que a montanha pariu um rato. Apesar do mediatismo que as suspeitas provocaram, o presidente da SAD da União de Leiria e restantes arguidos viram o processo ser arquivado.

operacao-matrioskas-da-suspeita-de-mafia-ao-arquivamento-do-processo-10228

Numa altura em que se completam três anos desde o início da Operação Matrioskas, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público, procedeu ao arquivamento do inquérito. 

Naquela manhã de 3 de Maio de 2016, a Polícia Judiciária entrou na SAD da União de Leiria e nas residências de alguns dos seus responsáveis para desmantelar aquilo que presumiam ser uma célula de uma importante rede mafiosa russa, responsável por fraude fiscal, associação criminosa e branqueamento de capitais. Algo que o líder da SAD, Alexander Tolstikov, sempre negou.

Ora, segundo o despacho, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, não existem provas da existência de branqueamento de capitais e fraude fiscal.

A investigação “não logrou localizar qualquer facto ilícito típico antecedente gerador dos dinheiros introduzidos em Portugal”, como também “não resultam indícios suficientes de que qualquer dos arguidos tenha agido com conhecimento da eventual origem do dinheiro”.

Dada a “cristalina actual insuficiência de indícios”, é determinado o arquivamento dos autos de que estavam acusados Alexander Tolstikov, Sergiu Renita, Pedro Teixeira, Rui Lisboa, clube e SAD da União de Leiria.

No entanto, o despacho constata que Alexander Tolstikov possui “valores de imposto em dívida” relativamente a IRS de 2014, 2015 e 2016.

Quando a operação de desenrolou, Alexander Tolstikov e Sergiu Renita acabaram por ficar detidos durante quase dois meses. Em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, seis meses após a detenção, continuava sem perceber o que se passara.

“Não tenho factos e acho que nunca vou ter, mas não sou surdo, percebo que alguém escreveu uma carta anónima e que andou – e anda – a falar mal de nós. É tudo mais parecido com uma anedota idiota, começando logo pelo nome da operação. Matrioskas é um símbolo do bem e de sentimentos puros e positivos.”