Desporto

O rei das piruetas quer levar Portugal até ao pódio

4 out 2018 00:00

Rafael Paulo, andebolista de Leiria, compete a partir de segunda-feira nos Jogos Olímpicos da Juventude

o-rei-das-piruetas-quer-levar-portugal-ate-ao-podio-9317

Entre os 41 atletas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude, que arrancam no próximo sábado, dia 6, em Buenos Aires, há dois miúdos de Leiria. De um deles, o pentatleta Eduardo Oliveira, já falámos. Agora vamos dar a conhecer Rafael Paulo, que quer ajudar a equipa lusa de andebol de praia a chegar ao pódio.

Quando estiver a ler estas linhas, já o rapaz terá atravessado o Atlântico. Na Argentina, 12 selecções vão lutar pelo primeiro título olímpico desta modalidade que deverá chegar aos Jogos Olímpicos dos adultos em 2024, em Paris. Portugal integra o grupo A com Maurícias, Croácia, Argentina, Itália e Paraguai e começa a jogar no dia 8, segunda-feira. Passam à fase seguinte os três primeiros dos dois grupos.

Rafael Paulo não tem dúvidas. “Este é o ponto alto das nossas carreiras e queremos alcançar um bom resultado. O nosso objectivo é chegar ao pódio”, diz o atleta dos Raccoons d'Areia, clube de andebol de praia de Leiria – campeão nacional de sub-18 - que tem quatro elementos entre os convocados pelo seleccionador Paulo Félix, sendo Rafael o único da região.

Como é do senso comum, o andebol de praia é, em Portugal, uma modalidade de Verão. No andebol indoor, Rafael Paulo representa o Sporting, tendo a sua transferência para o Sporting ocorrido quando tinha 16 anos, algo pouco habitual em qualquer modalidade que obrigue a uma mudança de residência, exceptuando, claro, o futebol.

Mas o rapaz, canhoto, prometia nos escalões jovens do AC Sismaria e os leões não quiseram perder tempo. “Foi bastante difícil deixar a namorada e a família, até por causa dos meus irmãos, mas o Sporting ajudou-me deste o início, não me posso queixar”, garante

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ