Sociedade

O que está em causa nas buscas da PJ em Pedrógão Grande

12 set 2018 00:00

Elementos da Judiciária e do Ministério Público na Câmara Municipal.

o-que-esta-em-causa-nas-buscas-da-pj-em-pedrogao-grande-9225

Cerca de 10 agentes da Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra iniciaram esta manhã buscas na Câmara Municipal de Pedrógão Grande e no GORR – Gabinete Operacional de Recuperação e Reconstrução, a funcionar na Casa da Cultura, e apreenderam os dossiês relativos ao Revita, organismo criado para gerir os donativos oferecidos às vitimas do grande incêndio de Junho do ano passado.

A investigação da PJ surge na sequência da abertura de um inquérito por parte do Ministério Público (MP), com base em suspeitas de irregularidades na utilização dos dinheiros para a reconstrução de imóveis.

As diligências foram acompanhadas pelo presidente do Município, Valdemar Alves, e pelo técnico e ex-vereador Bruno Gomes.

Em causa, as suspeitas sobre segundas habitações e imóveis desabitados ou mesmo em ruínas que, de acordo com reportagens da revista Visão e da televisão TVI divulgadas nas últimas semanas, beneficiaram das ajudas à reconstrução canalizadas para Pedrógão Grande, no âmbito do Revita, quando a prioridade eram as primeiras habitações, ou seja, as habitações permanentes. O fundo Revita recebeu vários milhões de euros em donativos dos portugueses e de instituições públicas e privadas.

Segundo a agência Lusa, o município de Pedrógão Grande congratulou-se ao início da tarde de hoje com a celeridade que o MP e a PJ concederam aos inquéritos judiciais sobre os apoios à reconstrução de casas ardidas no concelho.

“A Câmara de Pedrógão congratula-se com a celeridade que os serviços do MP e da PJ entenderam conceder a estes inquéritos", afirma em comunicado a autarquia presidida por Valdemar Alves (reeleito em 2017 em listas do PS, após ter cumprido um primeiro mandato pelo PSD), defendendo que "é através dos órgãos próprios da Justiça – e não na praça pública – que se apuram serenamente os factos e se repõe a verdade objectiva”.

“Na sequência dos pedidos de inquérito judicial solicitados pela Câmara de Pedrógão ao MP, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, elementos da PJ deslocaram-se já hoje aos respectivos Paços do Concelho, estando a ser recebidos pelo seu presidente, Valdemar Alves, a fim de serem municiados de todos os documentos julgados necessários para o apuramento total dos factos”, adianta a nota.

O executivo liderado por Valdemar Alves “reafirma a sua total disponibilidade para contribuir, por todos os meios ao seu alcance, para o esclarecimento das suspeições sobre os processos de atribuição de apoios à reconstrução de casas ardidas” no concelho devido aos “dramáticos incêndios” de 17 de junho de 2017.