Sociedade

O dia em que Leiria gritou je suis Rui Patrício

25 mai 2017 00:00

Estátua oferecida por Carlos de Matos garante voo eterno ao guarda-redes da selecção

o-dia-em-que-leiria-gritou-je-suis-rui-patricio-6513

Carlos de Matos nem vai muito à bola com o futebol, mas naquele dia a selecção de Portugal jogava a final do campeonato da Europa com a França. Momento histórico. Aos olhos do empresário natural do concelho de Leiria, mas radicado em Paris há quase meio século, era a revolta da comunidade emigrante contra a arrogância dos vizinhos gauleses, a acontecer ali mesmo, entre as quatro linhas do relvado.

Carlos de Matos assistia a tudo na bancada e não se conteve nos minutos de maior aperto. "Vou na brincadeira para o meu irmão: se Portugal ganhar, faço uma estátua! E ele diz-me assim: ó pá, o guarda-redes é de Leiria".

A brincar, a brincar, a verdade é que desde segunda-feira o acesso à zona desportiva de Leiria, junto às piscinas municipais, exibe a prometida estátua, oferta de Carlos de Matos à cidade – quatro metros de altura em bronze, da autoria do escultor Celestino Alves André.

O homenageado? Só podia ser Rui Patrício, o filho da terra que a 10 de Julho de 2016 brilhou no Stade de France e contribuiu com defesas do outro mundo para manter a baliza das quinas inviolada até à conquista da taça no território do adversário. "É uma questão de orgulho nacional, de ser português. Estou em França desde 69 e penso que esta vitória transmite um sentimento de sermos olhados de primeira no mundo inteiro", explicou Carlos de Matos durante a cerimónia realizada na tarde do feriado municipal, 22 de Maio, que atraiu centenas de pessoas, incluindo os jovens jogadores do Sport Leiria e Marrazes, clube onde Rui Patrício (originário da Matoeira) deu os primeiros passos.

O secretário de Estado do Desporto João Paulo Rebelo a representar o Governo, o presidente da Assembleia Geral Jaime Marta Soares pelo Sporting, o director João Vieira Pinto em nome da Federação Portuguesa de Futebol, entre outros famosos do futebol, sobretudo ligados aos leões: Nélson Pereira, Octávio Machado, Aurélio Pereira (o homem que descobriu o guarda-redes no Marrazes) e Paulo Bento (o treinador que o lançou na primeira divisão, a 19 de Novembro de 2006, no célebre jogo em que parou uma grande penalidade, e que nos anos seguintes o manteve na equipa contra todas as críticas).

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.