Sociedade

O amanhecer em Pombal cheira a Cardalinho e a Queijadas da Ti Maria Rata

23 nov 2025 13:15

Doces conventuais de pastelaria fina que são embaixadores do concelho de Pombal em todo o mundo

o-amanhecer-em-pombal-cheira-a-cardalinho-e-a-queijadas-da-ti-maria-rata
Filipe Neves é o mestre pasteleiro que dá vida a dois dos mais conhecidos doces conventuais locais
Fotografia: Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Quando a cidade ainda dorme, Filipe Neves já está no trabalho.

Às 5:30 horas, o fundador da pastelaria Filinata dá início a mais uma madrugada de fornadas de Cardalinhos e Queijadas da Ti Maria Rata, dois ícones da doçaria conventual pombalense que conquistaram não apenas as mesas da região, mas também feiras internacionais e, surpreendentemente, cozinhas tão distantes como o Texas, nos EUA, e o Brasil.

Os Cardalinhos e as queijadas são presença habitual na Better Tourism Lisbon (BTL), na FIL, e em diversas feiras onde o município se apresenta em Portugal e no estrangeiro. "São embaixadores de Pombal”, diz Filipe Neves.

Há quem leve caixas inteiras ao programa de televisão O Preço Certo, há emigrantes que fazem questão de os levar como recordação e as queijadas são um dos doces favoritos de Quim Barreiros, um dos seus maiores divulgadores, que prometeu fazer uma canção sobre Ti Maria Rata.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ