Sociedade
O amanhecer em Pombal cheira a Cardalinho e a Queijadas da Ti Maria Rata
Doces conventuais de pastelaria fina que são embaixadores do concelho de Pombal em todo o mundo
Quando a cidade ainda dorme, Filipe Neves já está no trabalho.
Às 5:30 horas, o fundador da pastelaria Filinata dá início a mais uma madrugada de fornadas de Cardalinhos e Queijadas da Ti Maria Rata, dois ícones da doçaria conventual pombalense que conquistaram não apenas as mesas da região, mas também feiras internacionais e, surpreendentemente, cozinhas tão distantes como o Texas, nos EUA, e o Brasil.
Os Cardalinhos e as queijadas são presença habitual na Better Tourism Lisbon (BTL), na FIL, e em diversas feiras onde o município se apresenta em Portugal e no estrangeiro. "São embaixadores de Pombal”, diz Filipe Neves.
Há quem leve caixas inteiras ao programa de televisão O Preço Certo, há emigrantes que fazem questão de os levar como recordação e as queijadas são um dos doces favoritos de Quim Barreiros, um dos seus maiores divulgadores, que prometeu fazer uma canção sobre Ti Maria Rata.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.