Viver

Nuno Gaivoto em busca do branco mais branco na Galeria Quattro

23 nov 2023 09:03

Mais de 40 obras de pintura, inéditas, na maioria dos casos

nuno-gaivoto-em-busca-do-branco-mais-branco-na-galeria-quattro
Pormenor de "Folha verde e olho azul", 2023
DR

A nova exposição de Nuno Gaivoto é inaugurada no próximo sábado, pelas 18 horas.

Com curadoria de Leonardo Rito, reúne, na Galeria Quattro, mais de 40 pinturas de pequeno, médio formato e grande formato realizadas entre 2020 e 2023.

É a primeira exposição individual do pintor em Leiria desde 2019 – The Fire Comes Down, também na Galeria Quattro – e a primeira desde a ocupação – 1+1=3 – de uma das salas da Casa Plástica na edição de 2022 do festival A Porta, na antiga pousada da juventude, selecção de artistas igualmente com curadoria de Leonardo Rito.

Sinfonia em Tons de Branco, que abre ao público no sábado, 25 de Novembro, é, segundo Nuno Gaivoto, “o resultado de uma quase “obsessão” em moldar a luz, de tornar o branco ainda mais branco, aquele “mesmo” branco que tanto destrói como tranquiliza, aquele que invade, sobrepõe, unifica, baralha e fere numa atitute de esmagamento da composição” que, ao mesmo tempo, “evidencia outras imagens” e “outras cores”.

Outra luz aparece e surpreende quem observa e no meu caso quem a doma”, explica ao JORNAL DE LEIRIA.

No texto que assina sobre a exposição, Leonardo Rito nota que Nuno Gaivoto “constrói sobre branco, com cores carregadas de branco, sobrepõe um número interminável de transparências brancas”, num registo que “vai de naturalista a abstracto”. Inscreve-se numa tradição de posicionamento de ideias “isentas de referência visual”. Por exemplo, “sensações, estados de espírito ou premonições”.

"Jump into the wild", 2023

Natural de Tomar, Nuno Gaivoto reside em Ourém e trabalha entre Ourém e o Serra, espaço cultural na Reixida, Leiria, como artista residente.

É licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, com pós-graduação em Comunicação & Marketing também no Politécnico de Leiria.

Com uma breve passagem pelo vídeo e pela gravura, o seu trabalho centra-se na pintura, através da qual, desde os anos 90, desenvolve o que chama de contínua “pesquisa pictórica”, tanto ao nível da cor, como na temática que varia “entre o figurativo, a paisagem e o geométrico abstrato”.

Desde o ano 2000 expõe regularmente, quer em exposições individuais quer colectivas, com participação em projetos especiais.

Anteriormente, este ano, 2023, integrou a exposição colectiva Tomar Metropolitano, uma intervenção artística no centenário Café Paraíso, em Tomar.