Viver

Novos Ventos impelem teatro em Leiria

4 jun 2016 00:00

Sete semanas, sete espectáculos, 20 colectividades e 200 actores Novos Ventos impelem

novos-ventos-impelem-teatro-em-leiria-4274
Jacinto Silva Duro

A começar no domingo, e ao longo de sete semanas, o Festival de Teatro Novos Ventos, do Leirena Teatro, leva ao concelho de Leiria sete espectáculos profissionais e 17 espectáculos comunitários de teatro, com 20 colectividades locais, envolvendo quase 200 actores, até final de Julho. A Bajouca, Leiria, vai receber já a partir de domingo a primeira das sessões do Festival de Teatro Novos Ventos.

A programação é rica, contando com várias companhias profissionais que vêm de norte a sul do País, para mostrar as suas peças, mas o maior foco de interesse será, certamente, a participação de colectividades e grupos locais num espectáculo de teatro comunitário, que acontecerá todos os domingos, antes da entrada em cena dos actores profissionais. “O objectivo deste festival é a criação de novos públicos de teatro.

A melhor forma de o fazer é colocar as pessoas a fazer teatro. Damos-lhes a conhecer as regras e ensinamo-las as divertirem-se em cima do palco. Ainda por cima, vão poder ver teatro com companhias profissionais e falar com os actores”, resume o director artístico do Leirena, Frédéric da Cruz Pires. Num périplo pensado para descentralizar as artes de palco pelo concelho, Santa Catarina da Serra junta-se ao Coimbrão e Bajouca, nas extremidades do município, para, depois, fazer uma incursão a Cortes e Marrazes, nas duas maiores e mais populosas freguesias de Leiria.

Monte Real e o seu cineteatro e Souto da Carpalhosa são as localidades que escapam à lógica da dispersão territorial, adoptada pela organização. “Souto da Carpalhosa foi tirada à sorte”, admite Frédéric da Cruz Pires, adiantando que, se dependesse apenas da vontade do Leirena, o festival estender-se-ia a todas as 18 freguesias de Leiria. Sete companhias e uma estreia De Vila Real, chega o Peripécia Teatro, com a peça Ibéria. “Um espectáculo lindíssimo sobre a história da Península Ibérica.

O Teatro Regional da Serra de Montemuro irá aos Marrazes, com Caídos do Céu, e vamos ter uma estreia pela Este – Estação Teatral, com BambaVambaWamba, encenada por Nuno Pinto Custódio, no Souto da Carpalhosa. Os Bonecos de Santo Aleixo, do Cendrev, passam pelo Coimbrão, e o Teatro Amador de Pombal junta-se ao Ajidanha para encenar KM0, nas Cortes.

Teremos ainda o BAAL 17, de Serpa, que traz para a Bajouca o espectáculo de rua Uma menina bem guardada”, destaca o director artístico. Os grupos foram escolhidos via concurso nacional, promovido pelo grupo de teatro de Leiria. Das 150 candidaturas, estas foram as eleitas. A companhia de Leiria que organiza o Novos Ventos também vai estar presente.

Programação doNovos Ventos
BAJOUCA
5 de Junho
Salão Paroquial 16h - espectáculo em união com a A.B.A.D., G.A.U. e S.A.M.B. 17h - espectáculo em união com a A.B.A.D., G.A.U. e S.A.M.B.
Largo da Igreja 21h - BAAL 17 - espectáculo Uma Menina Bem Guardada
MARRAZES
19 de Junho
Agrupamento de Escolas de Marrazes - EB2 14h30 - AMITEI
15h - Pequenos Moliéres
16h - Rancho da Região de Leiria
Auditório da Filarmónica de São Tiago de Marrazes
17h - Escoteiros 251 Barosa
18h - Filarmónica de São Tiago de Marrazes
Praça de S. Tiago
21h - Largo das festas de Marrazes, Teatro Regional da Serra de Montemuro, espectáculo Caídos do Céu
COIMBRÃO
26 de Junho
Centro Escolar
16h - Grupo de Teatro do Centro Escolar
17h - Rancho Verde Pinho
Salão Paroquial
21h - CENDREV - espectáculo Auto da Criação do Mundo, pelos Bonecos de Santo Aleixo
SANTA CATARINA DA SERRA
2 de Julho 22h - Salão Paroquial de Santa Catarina da Serra, Leirena Teatro - O Salto Participação especial dos grupos: Coro Infantil da Casa do Povo de Santa Catarina da Serra, Rancho Folclórico de São Guilherme e o Teatro da Eira - Teatro Regional da Freguesia de Santa Catarina da Serra
SOUTO DA CARPALHOSA
10 de Julho
Sede do Rancho do Souto da Carpalhosa
16h – Samvipaz - Associação de Solidariedade Social
17h - Agrupamento 1112 Souto da Carpalhosa
18h - Rancho Folclórico e Etnográfico do Souto da Carpalhosa Igreja do Souto da Carpalhosa
21h - Eeste - Estação Teatral - espectáculo BambaVambaWamba
MONTE REAL
10 de Julho Parque Olímpio Duarte Alves
16h - Grupo de Teatro Juvenil de Monte Real
17h - Grupo de Teatro Amador de Monte Real
CineTeatro de Monte Real
21h – Peripécia Teatro - espectáculo Ibéria - A Louca História de uma Península
CORTES
24 de Julho Salão da Sociedade Artística e Musical Cortesense
16h - Turma do Leirena Teatro - Mimo Dramático
17h - Bela Idade
18h - Notas Soltasta
Quinta da Cerca
21h Ajidanha e TAP - espectáculo Km 0

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.