Sociedade

Novo reacendimento nas Pedras Negras, Marinha Grande

23 out 2017 00:00

Um meio aéreo já se encontra no combate ao incêndio.

novo-reacendimento-nas-pedras-negras-marinha-grande-7414

Um novo reacendimento na zona daa praia das Pedras Negras, em S. Pedro de Moel, na Marinha Grande, já mobilizou um meio aéreo para o local. 

Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o alerta foi dado pelas 15:13 horas, estando no local 44 elementos dos bombeiros, apoiados por 11 veículos.

Às 16:28 horas, o incêndio já estava dominador pelos bombeiros.

Este domingo, também se tinha verificado um novo reacendimento neste local, que os bombeiros conseguiram controlar em pouco tempo.

Protecção Civil alerta para tempo quente e seco

Até ao final desta semana prevê-se um período de tempo seco e subida de temperatura, para valores acima da média para esta época do ano, alerta a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nesse sentido, a Protecção Civil alerta para as "condições favoráveis à propagação de incêndios rurais na eventualidade de se verificarem ignições do material lenhoso, não obstante a precipitação registada nos últimos dias, uma vez que o país atravessa um já longo período de seca e, além disso, existe grande quantidade de material combustível acumulado e suscetível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais".

Por isso, a ANPC recomenda que não se realizem queimadas ou fogueiras para confecção de alimentos, nem se lancem foguetes e alerta para o cuidado a ter com as faíscas aquando do manuseamento de máquinas, evitando a sua utilização durante os períodos de maior calor.