Economia

Novo campo fortalece Óbidos como destino turístico de golfe

22 jun 2017 00:00

Já está em funcionamento, mas é amanhã inaugurado o único campo de golfe a abrir em Portugal este ano. O West Cliffs, no Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, em Óbidos, consolida assim aquela zona como destino de golfe no País.

Fotografia: DR

Há cerca de três anos que não abria um campo de golfe em Portugal. Amanhã, sexta-feira, é inaugurado o West Cliffs, desenhado por Cynthia Dye McGarey, “designer de golfe de renome mundial”.

É o segundo campo de golfe do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, em Óbidos, Leiria, e o quarto naquele concelho. “Num raio de 15 quilómetros o público dispõe de quatro campos de golfe”, diz Alexandre Barroso, director comercial para o golfe daquele empreendimento turístico, frisando que é “essencial haver esta variedade”. O West Cliffs tem 18 buracos com vista para o Oceano Atlântico.

O campo de golfe Praia D'El Rey, o primeiro daquele complexo, abriu há 20 anos. Em 2016 registou 38 mil voltas, adianta Alexandre Barroso. “Tivemos um crescimento de quase 4% face a 2015.” Já os primeiros seis meses deste ano, avança o responsável, foram piores comparados com o ano passado. Mas as perspectivas para o segundo semestre são favoráveis: “tudo leva a crer que vamos estar em linha com 2016.”

Além destes que pertencem ao complexo turístico Praia D’El Rey, existem em Óbidos mais dois espaços dedicados à modalidade: o Royal Óbidos e o Bom Sucesso.

Tiago Carneiro, director de golfe do Royal Óbidos SPA & Golf Resort, refere que no ano passado foram registadas mais de 28 mil voltas naquele campo de 18 buracos.

Já Pedro Portugal, director de golfe do complexo turístico Bom Sucesso, conta que houve um “crescimento bastante grande” no ano passado, que tem continuado este ano. Um dos motivos que considera ter proporcionado este crescimento foi a “melhoria significativa nas condições” do campo.

Há cerca de um ano, lembra o responsável, o Bom Sucesso foi nomeado European Tour Destination e integrou a lista dos Top100 Golf Courses. “Temos tido alguma visibilidade”. E as previsões são animadoras: “acreditamos que nos próximos anos os números vão crescer muito mais”.

Também o “bom entendimento que existe entre os campos” tem permitido este crescimento. Os golfistas podem adquirir “pacotes” que permitem escolher o campo no qual querem jogar. “Fazemos transferes entre campos, sem condicionantes de número de voltas”, explica Pedro Portugal, considerando que a abertura do West Cliffs vem tornar o concelho de Óbidos mais “forte” para a prática de golfe.

A cerca de 30 quilómetros a sul, em Peniche, ainda no distrito de Leiria, há o campo de golfe Botado, de nove buracos, no Atlântico Golfe Hotel, da rede MH Hotels. O empreendimento está encerrado desde Janeiro deste ano para “remodelações profundas” e volta a abrir no próximo mês de Agosto. No entanto, o campo continua em funcionamento.

Ana Rita Salvador, coordenadora do Eventos da MH Hotels, adianta que, com a remodelação do hotel, está previsto um crescimento de 14,7%. “Estamos a adaptar o hotel ao luxo que a maior parte dos golfistas exige.”

Porque escolhem os turistas a zona oeste para a prática de golfe?

“A proximidade com o aeroporto de Lisboa é muito importante, sem dúvida”, explica. Além disso, a “qualidade” e o “designdos campos” são aspectos diferenciadores e “desafiadores” para os golfistas.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.