Viver

Novela de José Luís Peixoto sobre as aparições em Fátima é hoje publicada

23 out 2015 00:00

José Luís Peixoto aborda as aparições em Fátima, em 1917, na novela Em teu ventre

novela-de-jose-luis-peixoto-sobre-as-aparicoes-em-fatima-e-hoje-publicada-2320

“Abordo um tema que é novo para mim, mas que se relaciona com outros, que tenho aprofundado em diversos livros, que tem a ver com as aparições às três crianças em Fátima, em 1917”, disse à Agência Lusa o escritor.

“Este tema, das aparições de 1917, toca algumas questões que já trabalhei noutros livros, mas que aqui me permitiram aprofundar, nomeadamente, a ruralidade, da qual ainda hoje encontramos resquícios, a religiosidade e a espiritualidade, sob o prisma do catolicismo, que está presente noutros livros meus, e ainda uma certa reflexão sobre Portugal, que se coloca muito a pretexto de um tema como este”, acrescentou.

Outra tema abordado por esta novela é a família, que já abordou noutros títulos e, “neste caso, na figura da mãe, a mãe de Lúcia [uma das crianças]”, figura na qual se centrou o olhar do escritor.

“Centrando-me nessa personagem [Lúcia] convoquei uma série de outras personagens, nomeadamente a sua mãe”, explicou.

Do ponto de vista histórico, José Luís Peixoto afirmou que seguiu criteriosamente os factos e procurou ser “meticuloso” nas referências que faz, tendo consultado vasta bibliografia.

O escritor visitou Fátima, nomeadamente as casas onde viveram as crianças, tendo levado “cerca de um ano a escrever o livro”, que terminou “há pouco tempo”.

“Esta novela, efectivamente, segue um acontecimento histórico e o que está escrito é a descrição daqueles seis meses em que aconteceram as aparições, entre Maio e Outubro de 1917, embora seja sempre uma interpretação”, adiantou.

O autor apresenta o livro sexta-feira à noite, na Escola de Hotelaria de Fátima, ocasião onde será também lançado o Festival Literário de Fátima Tábula Rasa, com a presença de Miguel Real.

Agência Lusa/Jornal de Leiria