Desporto

Nazaré volta a entrar na história com um novo recorde de maior onda surfada no mundo

24 mai 2022 12:30

"Nós definimos o possível", afirma o alemão Sebastian Steudtner depois de bater o recorde ao surfar uma onda com mais de 26 metros. Esta é a quinta vez que a Praia do Norte entra para o Guinness

nazare-volta-a-entrar-na-historia-com-um-novo-recorde-de-maior-onda-surfada-no-mundo
Fotografia partilhada pelo surfista em Outubro de 2020
DR

A Praia do Norte, na Nazaré, carimba novamente um recorde de maior onda surfada no mundo. O feito registado no Guinness pertence ao surfista alemão Sebastian Steudtner que desceu de uma onda com 26, 21 metros de altura, a 29 de Outubro de 2020.

"Nós definimos o possível", afirmou o surfista depois da revelação feita esta tarde no Forte S. Miguel Arcanjo pela World Surf League, entidade que organiza o Red Bull Big Wave.

"Estou muito orgulhoso desta conquista e de todo o desempenho da minha equipa. Desde criança que sonho ser surfista e sempre me mantive fiel a isso", acrescentou nas redes sociais onde confessou esperar que a sua "jornada e este recorde mundial inspirem muitos outros a perseguir os seus sonhos também".

Esta é a quinta vez que a força do canhão faz história no mundo do surf.

O primeiro recorde foi registado há mais de uma década, a 1 de Novembro de 2011, quando Garret McNamara surfou uma onda com 23,77 metros e mudou a história da vila piscatória que passou a ser conhecida como palco das ondas gigantes e casa para os surfistas mais aventureiros do mundo.

Só seis anos mais tarde, em 2017, é que o recorde voltou a ser batido pelo brasileiro Rodrigo Koxa numa onda de 24,38 metros.

A história conta ainda com a brasileira Maya Gabeira que, mesmo tendo sofrido um grave acidente nas ondas do canhão continua a surfar na Praia do Norte e é a única surfista distinguida nas ondas gigantes e detentora de dois recordes femininos, em 2018 e em 2020, com 20,72 metros e 22,4 metros.

A avaliação das ondas gigantes é feita através de ‘frames’ de filmagens, tendo em conta referências de objectos e com o recurso a técnicas de medição. A homologação é feita pela Liga Mundial de Surf e validada pelo Guinness World Records.