Abertura

Nazaré, Pombal e Ourém em risco muito elevado de infecções

26 nov 2020 14:47

Concelhos confinados ao fim-de-semana

nazare-pombal-e-ourem-em-risco-muito-elevado-de-infeccoes

Desde esta semana que Nazaré, Pombal e Ourém passaram a figurar entre os concelhos que estão em risco muito elevado de infecção.

Desde então passou a ser proibida a circulação na via pública entre as 23 e as 5 horas nos dias de semana e a partir das 13 horas aos sábados e domingos.

Classificados com risco elevado, os concelhos de Alcobaça, Ansião, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Peniche e Porto de Mós passaram também a ter recolher obrigatório durante a semana, não havendo, contudo, restrições ao fim-de-semana.

O último Conselho de Ministros dividiu o mapa de Portugal em quatro níveis de risco, seguindo os critérios determinados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças: “extremamente elevado” (mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias), “muito elevado” (entre 480 e 959), “elevado” (entre 240 e 479) e “moderado” (menos de 240 casos).

Na reunião do Conselho de Ministro ficou ainda decidida a proibição de circular entre concelhos em todo o território continental entre as 23 horas do dia 27 e as 5 horas do dia 2 de Dezembro. A mesma interdição aplica-se entre os dias 4 e 8 de Dezembro.

O Governo dá ainda tolerância de ponto à Função Pública e suspende a actividade lectiva neste período.

Mais 777 infectados

Nos últimos sete dias, o distrito de Leiria registou mais 777 infectados, mais 491 recuperados e mais dez mortos.

Às 00:00 horas de ontem registavam-se um total de 4.298 infecções por SARS-CoV-2, das quais 2.833 pessoas tinham recuperado, segundo dados da Comissão Distrital de Protecção Civil. Contabilizavam- se 86 mortes e 1.356 casos activos desde o início da pandemia.

Leiria e Pombal têm o maior número de casos activos, com 347 e 213, respectivamente.

O concelho de Pombal somava um total de 518 casos, 288 recuperados, 17 mortos e 213 infecções activas. Já a Nazaré contabilizava um total de 168 infecções, 87 recuperados e 79 casos activos, com dois mortos a lamentar. Em Ourém (distrito de Santarém), os últimos dados do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo indicava um total de 718 casos, com 350 recuperações.

Desde o início da pandemia, conta com três óbitos. Na última semana, foi conhecido um surto num bairro social de Pombal, com 47 pessoas infectadas. “O bairro social tem 55 habitações, onde moram cerca de 220 pessoas. Há 47 infectados”, afirmou à Lusa Diogo Mateus, referindo “não estar ninguém internado” e salientando que “muitas pessoas estão assintomáticas”.

Ainda no concelho de Pombal, foi divulgado um surto num lar privado, em Santiago de Litém.

Fonte do lar explicou à Lusa que, dos 35 utentes, “a maioria testou positivo e grande parte está assintomática”.

Já na quinta-feira passada, Preciosa Santos, directora-geral da Cercipom, instituição que apoia pessoas com deficiência ou incapacidade, informou que, dos 20 utentes do lar residencial de Pombal, 16 testaram positivo e dos 15 colaboradores do lar residencial, 11 também estavam infectados com o novo coronavírus.

No concelho da Batalha, a Unidade de Saúde Familiar Condestável foi obrigada a encerrar para desinfecção dos Pólo 1 - Batalha e pólo 3 - São Mamede, por se ter "confirmado infecção por coronavírus num profissional desta instituição".