Sociedade

Navegadora de veículo espanhol morre no Rali do Vidreiro após colisão com pinheiro

10 out 2020 12:16

Vítima ainda foi reanimada, mas o óbito acabou por ser declarado no local

O acidente ocorreu poucos metros depois do início da partida
O acidente ocorreu poucos metros depois do início da partida
Joel Gaspar
A colisão obrigou ao desencarceramento da vítima
A colisão obrigou ao desencarceramento da vítima

A co-piloto de um automóvel espanhol, que participava no Rali do Vidreiro 2020, morreu hoje, após a colisão contra um pinheiro, devido a um despiste poucos metros depois da partida do primeiro troço.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Vítor Graça, revela que a vítima é do sexo feminino e era navegadora de uma viatura espanhola, que se "despistou a cerca de 500/600 metros da partida do primeiro troço, tendo colidido com um pinheiro".

"A vítima ficou encarcerada e os meios de socorro responderam quase de imediato, já que estavam muito próximo”, esclareceu o comandante.

Quando foi desencarcerada, a vítima, com 21 anos, encontrava-se em paragem cardio-respiratória.

“Foram iniciadas as manobras de reanimação com sucesso. Foi accionado o helicóptero do INEM e a vítima foi transportada, já estabilizada e entubada, para a zona de aterragem do meio aéreo, a cerca de 200/300 metros do local onde se encontrava”, acrescenta.

No entanto, o óbito viria a ser declarado pelas 11:15 horas, informa Vítor Graça, ao referir que o helicóptero aterrou pelas 11 horas, mas já não transportou a vítima.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, o alerta para o acidente foi dado pelas 10 horas, na freguesia de Monte Redondo e Carreira, no concelho de Leiria.

No local estiveram 27 operacionais, apoiados por oito viaturas e um meio aéreo do INEM.

As provas de qualificação do Rali Vidreiro Centro de Portugal, 6.ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis, realizaram-se esta sexta-feira, iniciando-se hoje a prova oficial.

Segundo a GNR, a prova vai continuar, eliminando-se este troço.