Saúde

Hospitais de Alcobaça e Pombal já têm consulta de reumatologia

25 set 2020 15:55

O Serviço de Reumatologia foi criado no CHL em Novembro de 2019.

hospitais-de-alcobaca-e-pombal-ja-tem-consulta-de-reumatologia
As três unidades do Centro Hospitalar de Leiria estão agora cobertas pela especialidade de reumatologia
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já disponibiliza a consulta de Reumatologia no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) e a partir do dia 7 de Outubro a consulta desta especialidade também estará a funcionar no Hospital Distrital de Pombal (HDP).

Numa nota de imprensa, o CHL informa que no HABLO as consultas decorrem quinzenalmente das 9 às 16 horas, e no HDP também funcionarão de forma quinzenal entre as 9 e as 12:30 horas.

"O Serviço de Reumatologia mantém a sua premissa de qualidade, centrada nos cuidados de saúde ao doente reumático", salienta Marília Rodrigues, directora do Serviço de Reumatologia do CHL, ao acrescentar que a "actividade nestas unidades hospitalares contribui para aumentar a acessibilidade a cuidados diferenciados de Reumatologia e na consolidação de uma rede assistencial de proximidade".

Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração, explica que "o CHL continua a sua aposta na descentralização das áreas médicas, de forma a estar mais próximo dos seus utentes, através da disponibilização de mais consultas de especialidade e profissionais de saúde, para atender as necessidades de cuidados de saúde".

O Serviço de Reumatologia, criado no CHL em Novembro de 2019, visa a prestação de cuidados diferenciados ao doente reumático, actuando ao nível da prevenção, diagnóstico e tratamento precoces, em articulação com os diferentes profissionais de saúde, refere a mesma nota.

A equipa é constituída por três médicos especialistas em Reumatologia e a sua acção divide-se entre a actividade assistencial e formativa e a investigação.

São ainda realizadas diferentes técnicas de diagnóstico e terapêutica, que evitam a deslocação do doente a outras instituições, permitindo a autonomia do CHL na sua realização.

No âmbito da administração de terapêuticas intra-hospitalares, a realização de ensinos e a monitorização clínica, o Serviço de Reumatologia conta com o apoio do Hospital de Dia, que possibilita a redução do número de internamentos e consequente diminuição de custos globais em saúde.

O serviço presta ainda apoio diagnóstico e terapêutico a doentes internados noutras especialidades ou no seguimento de outras consultas, bem como faz consultoria externa, sobretudo com as unidades de cuidados primários, por telefone e e-mail, para esclarecimento de dúvidas, o que agiliza a integração da especialidade e a referenciação de casos urgentes.