Sociedade

Não perca o suplemento sobre a Marinha Grande

31 mar 2016 00:00

Vem aí um novo paradigma da indústria e as empresas têm de estar preparadas para o enfrentar.

nao-perca-o-suplemento-sobre-a-marinha-grande-3558

A Marinha Grande já é um concelho onde se tropeça com a inovação, mas é preciso mais. Sob o chapéu da marca Centro de Design & Inovação, autarquia, associações empresariais e centros de investigação trabalham para fortalecer o território.

É um dos concelhos do País que está mais preparado para o futuro. A sua estreita ligação aos moldes, indústria altamente tecnológica e com grande vocação exportadora, é uma das suas mais-valias para dar corpo à chamada quarta “revolução industrial”, que está já em curso e que se traduz em mais inovação tecnológica associada à indústria 4.0.

Neste novo conceito, em que se esbatem as fronteiras entre o mundo real e o mundo virtual, expressões como robôs autónomos, simulação, internet of things industrial, ciber-segurança, cloud ou produção aditiva vão começar a ser cada vez mais frequentes no léxico dos portugueses.

Atenta a estes novos princípios, a câmara da Marinha Grande definiu para o seu território a marca Marinha Grande – Centro de Design & Inovação. Ao seu lado, tem como parceiros a Cefamol, o Centimfe, o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto, do Instituto Politécnico de Leiria, e o Cencal.

A definição desta marca de excelência para a Marinha Grande “surgiu da necessidade de afirmar a região de acordo com as suas características diferenciadoras”, pretendendo- se “reforçar o seu posicionamento estratégico, corporizar a sua identidade industrial, promover uma política de promoção agregada e afirmar uma marca colectiva e partilhada com notoriedade nacional e internacional, potenciando a visibilidade inovadora e integradora do território”, explica Paulo Vicente.

Para relançar a nova marca, o município criou uma “relação muito próxima e profícua com as associações empresariais e com as próprias empresas, estando, neste momento, a desenvolver projectos em conjunto para potenciação do território da Marinha Grande, tornando-o ainda mais acessível e facilitador do investimento privado”, revela.

À excepção da Cefamol, todas as parceiras da nova marca fazem parte do centro de inovação que o presidente da câmara quer ver renovado na zona industrial do Casal do Lebre, constituindo-se com uma plataforma de apoio às empresas, no âmbito da investigação e de formação.

João Faustino, presidente da Cefamol, revela que se pretende fazer “uma espécie de quarteirão da inovação”, melhorando-se os arruamentos e criando-se infraestruturas que façam daquele espaço um verdadeiro centro de inovação, com instituições vocacionadas para a formação e investigação científica, no sentido de preparar as empresas para os novos desafios que se aproximam...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo