Viver

Músicos originários da Batalha criam banda de rock no Canadá

22 abr 2016 00:00

No ano passado, os Social Hysteria abriram o concerto do Dia de Portugal em Toronto, no qual actuaram também os The Gift e Xutos e Pontapés.

musicos-originarios-da-batalha-criam-banda-de-rock-no-canada-3808
Maria Anabela Silva

Filhos de pais oriundos da Batalha, George e Alexandre Lopes nasceram no Canadá, mas foi na terra natal dos progenitores, onde viveram parte da infância e da juventude, que se estrearam na música. Uma carreira que, recentemente, teve um novo impulso, com o lançamento do primeiro álbum dos Social Hysteria, a banda de rock alternativo que criaram no Canadá e que, no ano passado, abriu o concerto do Dia de Portugal em Toronto, no qual actuaram também os The Gift e Xutos e Pontapés.

George, 36 anos, fez o curso de engenharia química e trabalhou durante vários anos nos laboratórios da Caterpillar. Alexandre, 27 anos, tem formação em designgráfico e trabalha com o pai na construção civil, sector ao qual George está também ligado como coordenador de projectos de uma empresa especializada na edificação de estações de tratamento de água. Assim, dizem, conseguem ter flexibilidade de horários e “mais tempo para a música”.

O seu grande sonho, confessam, é “viajar por esse mundo fora e tocar em grandes palcos e salas de espectáculos”. Segundo contam, a paixão pela música foi-lhes passada pelos pais. “Havia sempre instrumentos em casa.Estava sempre uma bateria montada, uma guitarra acústica no sofá ou no quarto de alguém”, recordam, lembrando ainda as noites em que adormeciam num banco de madeira a ouvir a mãe cantar na casa de fados que os pais tinham na Torre (O Cantinho da Teresinha).