Viver

Músicos de Leiria numa jam session da Unesco para o Dia do Jazz

3 mai 2023 18:12

Eduardo Cardinho, Tiago Ferreira, Adelino Oliveira e João Maneta participam num vídeo com 40 artistas de diferentes países e continentes unidos na Rede Unesco de Cidades Criativas

musicos-de-leiria-numa-jam-session-da-unesco-para-o-dia-do-jazz
Quarteto de Leiria respondeu ao desafio de Frutillar, no Chile, e Kansas City, nos Estados Unidos
DR

Músicos de vários pontos do globo, incluindo Leiria, improvisam sobre um tema original no vídeo da Rede de Cidades Criativas da Unesco que assinala o Dia Internacional do Jazz, celebrado a 30 de Abril.

Leiria é a única cidade portuguesa no projecto, que junta 10 cidades da música de diferentes países, por iniciativa de Frutillar, no Chile, e Kansas City, nos Estados Unidos.

“No fundo, é uma jam session internacional”, explica Daniel Bernardes, director da Leiria Cidade Criativa da Música, da rede Unesco.

Participam Eduardo Cardinho (vibrafone), Tiago Ferreira (piano), Adelino Oliveira (contrabaixo) e João Maneta (bateria).

O resultado pode ser visto neste link.

A canção “Afro-Red”, da autoria de Jaylen Ward, captada ao vivo em Frutillar, com a colaboração de artistas de Kansas City, viajou pelo mundo e obteve como resposta novas gravações, provenientes da Europa, Ásia, Austrália e América do Norte.

A performance com cerca de 11 minutos reúne 40 músicos de Kansas City (Estados Unidos), Frutillar (Chile), Hannover (Alemanha), Glasgow (Escócia), Belfast (Irlanda do Norte), Llíria (Espanha), Daegu (Coreia do Sul), Adelaide (Austrália), London (Canadá) e Leiria (com início aos 5 minutos e 40 segundos) que improvisam sobre o tema original.

Entre eles, Eduardo Cardinho, Tiago Ferreira , Adelino Oliveira e João Maneta (bateria).

“Dois ou três takes e escolhemos o melhor”, adianta Daniel Bernardes. “Ouviram e fizeram aquele trabalho extraordinário”.

Segundo a nota de imprensa divulgada pelas Cidades da Música na Rede de Cidades Criativas da Unesco, a canção baseia-se no objectivo de desenvolvimento sustentável “Life Below Water” e pretendeu conectar músicos de jazz do mesmo modo como rios, lagos e oceanos estão interligados através do ciclo da água.

A colaboração destaca a importância de esforços locais e globais para a conservação da água, a saúde dos oceanos e o desenvolvimento sustentável, lê-se no comunicado.

“A ideia pareceu-nos óptima”, comenta Daniel Bernardes. “Catapulta os nossos músicos” e “o potencial de alcance é muito vasto”.

“Estamos a ser vistos por centenas de milhar de pessoas”, assinala o director da Leiria Cidade Criativa da Música.

Na perspectiva de Daniel Bernardes, também ele intérprete e compositor, “é importante” colocar Leiria “no contexto” da Rede Unesco e “entrar na lógica das acções para o online”.

O vídeo, gravado nos escritórios da Leiria Cidade Criativa da Música, no Centro Cívico, já está disponível nas plataformas digitais e nas redes sociais.