Viver

Museus: nova directora chega do Brasil para Caldas da Rainha e Nazaré

14 set 2021 09:32

Venceu concurso internacional e vai dirigir o Museu José Malhoa, o Museu da Cerâmica e o Museu Dr. Joaquim Manso

museus-nova-directora-chega-do-brasil-para-caldas-da-rainha-e-nazare
Nicole Costa era até aqui gerente geral do Paço do Frevo, no Recife
DR

Doutorada em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, e, desde 2019, gestora geral do Paço do Frevo, um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música, na cidade de Recife, no Brasil, Nicole Costa é a nova directora do Museu José Malhoa em Caldas da Rainha, do Museu da Cerâmica (também em Caldas da Rainha) e do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, todos tutelados pelo Ministério da Cultura através da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

A indicação de Nicole Costa, num projecto a três anos, resulta do procedimento concursal de selecção internacional lançado em Julho de 2020, a que se apresentaram 11 candidatos, sendo oito nacionais e três internacionais.

Segundo informa a DRCC, o concurso teve como métodos de selecção a avaliação curricular, a avaliação de uma proposta de projecto e uma entrevista profissional de carácter público.

"O júri do concurso contou com profissionais ligados a entidades com uma forte responsabilidade na museologia em Portugal, entre elas a Direcção Regional de Cultura do Centro, a Associação Portuguesa de Museologia, a Direcção Regional de Cultura do Norte e a Universidade de Coimbra", lê-se numa nota de imprensa.

"Envolver para Desenvolver é a base da estratégia apresentada pela Doutora Nicole Costa para o Museu José Malhoa. A partir dos conceitos de Comunidade, Território e Arte, Nicole Costa apresenta uma visão clara e inspiradora do Museu e do seu papel social e cultural", refere a DRCC no mesmo documento. "Num projecto a três anos, baseado numa estratégia diferenciada que integra o Museu e o seu potencial no território onde está inserido, a nova directora defende uma relação que se pretende única com a comunidade envolvente, estabelecendo redes de trabalho tanto numa dimensão local como, de igual forma, nacional e internacional. A proposta programática trabalha ainda conceitos estruturantes como a economia criativa e a definição de um serviço de mediação cultural de qualidade para os vários públicos do Museu".

Para Suzana Menezes, directora Regional de Cultura do Centro, citada no comunicado, “o projecto da Doutora Nicole Costa apresenta uma estrutura sólida, um conhecimento profundo do Museu e da sua colecção e uma visão clarividente da relação permanente com a comunidade, o que traduz os valores e a missão da Direcção Regional de Cultura do Centro".