Viver

Em Caldas da Rainha e Figueiró dos Vinhos, Projecto Casulos com Malhoa, Dado e Carolein Smit

15 mai 2021 09:23

Programa arranca no dia 20 e integra duas exposições e três residências artísticas e a primeira será inaugurada no dia 20

em-caldas-da-rainha-e-figueiro-dos-vinhos-projecto-casulos-com-malhoa-dado-e-carolein-smit
Casulos cheg às Caldas da Rainha já no dia 20
Museu José Malhoa
Redacção/Agência Lusa

É com duas exposições e três residências artística que o programa Casulos, iniciativa multidisciplinar que a Direcção Regional de Cultura do Centro promove, durante este ano e o primeiro trimestre de 2022, nos municípios das Caldas da Rainha e Figueiró dos Vinhos.

O programa arranca no dia 20 e integra duas exposições e três residências artísticas, a primeira das quais será inaugurada no dia 20, no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

José Malhoa, Dado e Carolein Smit é o título da mostra que se assume como o local de encontro entre as obras mais “solares” de Malhoa e as obras de Dado e Carolein Smit, selecionadas a partir da Coleção Treger/Saint Silvestre. 

O Casulos é “um roteiro de mediação cultural que pretende promover o desenvolvimento da criação artística, a partilha cultural em diferentes faixas etárias das populações da Região Centro, e mobilizar os jovens numa estratégia de capacitação destes como agentes culturais nas comunidades”, lê-se no comunicado sobre o programa.

A iniciativa resulta de um protocolo de colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Centro (DGCC) e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), no âmbito da operacionalização do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018, com vista à execução do projeto vencedor, na área da Inovação Cultural, “Teatro da Pessoa – Partilha e Intervenção Cultural".

José Malhoa, Dado e Carolein Smit tem como alvo pôr os visitantes a pensar sobre “quais são os mundos que os aproximam e quais os que os separam” e, através do diálogo expositivo, “responder a estas questões”, pode ler-se num comunicado sobre a mostra, que estará patente até 9 de Janeiro de 2022, num “encontro improvável que celebra Malhoa, Dado, Smit e a energia da vida sob a perspectiva de cada um dos artistas”.

A segunda exposição, terá lugar no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, junto ao Casulo de Malhoa, mas a DGCC não adianta ainda as datas desta mostra.

As residências artísticas, nos dois concelhos, vão envolver as comunidades locais no processo criativo e abordar vários domínios artísticos.

A iniciativa conta com a colaboração do Município de São João da Madeira, da colecção Treger/Saint Silvestre, do Município de Figueiró dos Vinhos e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.