Viver

Museu da Língua a caminho de Óbidos

5 out 2018 00:00

Esta semana chega a Lisboa a exposição itinerante A Língua Portuguesa em Nós, criada pelo Museu da Língua Portuguesa, no Brasil.

museu-da-lingua-a-caminho-de-obidos-9308
Paula Sofia Luz

O tema está sob embargo até ao dia 9 de Outubro, data em que o ministro brasileiro das Relações Exteriores, bem como o presidente da Fundação Roberto Marinho e outras instituições marcam presença em Óbidos, ao lado do governo português.

“É um sonho maior em relação ao que já foi feito, na construção de novos projectos e fases mais ambiciosas”, revelou Telmo Faria na abertura do festival, referindo- se à criação de um Museu da Língua Portuguesa em Óbidos, “em estreita colaboração com o Museu da Língua de São Paulo”.

A ideia será “construir uma grande rede literária nacional que possa dar lugar a uma nova plataforma cultural, que promova Portugal, ou a de construirmos uma cooperação desafiante”, refere o presidente da Sociedade Vila Literária, embora nenhum dos envolvidos arrisque avançar pormenores.

Entretanto, esta semana chega a Lisboa a exposição itinerante A Língua Portuguesa em Nós, criada pelo Museu da Língua Portuguesa, no Brasil, que já foi visitada pelo ministro português da Cultura. Luís Filipe Castro Mendes aproveitou para visitar o museu, em São Paulo, bem como obras de reconstrução do edifício, destruído parcialmente por um incêndio em 2015, à semelhança do que aconteceu este Verão, no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Onde mora o Folio

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ