Viver

Museu da Batalha distinguido com duas menções honrosas no Brasil

15 dez 2017 00:00

Projectos reconhecidos do outro lado do Atlântico

museu-da-batalha-distinguido-com-duas-mencoes-honrosas-no-brasil-7845

À Descoberta dos Sentidos - Actividades de sensibilização para a inclusão e cidadania e Heróis do Museu - Observatório Museu/Escola dão o nome aos dois projectos do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB,) ambos reconhecidos com uma menção honrosa no VIII do Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus 2017, cuja cerimónia de divulgação dos museus premiados decorreu ontem, em Brasília.

De acordo com a Câmara da Batalha, "classificado entre os 20 primeiros projectos internacionais que concorreram à oitava edição do Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus, o MCCB volta a receber importantes distinções em concursos internacionais de museologia, desta feita na América Latina e num concurso que recebeu 148 candidaturas, oriundas de 18 países".

"Através dos projectos submetidos a concurso pelo Museu da Batalha, Portugal integra a lista dos projectos distinguidos com duas Menções Honrosas", prossegue o Município.

"Registe-se que o Prémio Ibero-Americano de Educação e Museus é considerado um dos mais importantes da museologia de toda a América Latina, sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus criado pela Presidência da República do Brasil e gerido pelo Ministério da Cultura", salienta a Câmara.

Aponta Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha que a distinção “reforça e atesta, uma vez mais, a qualidade museológica do MCCB, bem como, e no caso em apreço, dos projectos de grande qualidade pedagógica e cívica que são realizados neste espaço”.

Paulo Santos destaca que os projectos agora distinguidos “foram criados com o intuito de reforçar junto dos mais novos a ligação aos espaços museológicos, mas também à importância do património material e imaterial”.