Sociedade

Município de Leiria cria banco de computadores para emprestar aos alunos do concelho

24 abr 2020 11:16

Equipamento informático será cedido aos estudantes do escalão A

municipio-de-leiria-cria-banco-de-computadores-para-emprestar-aos-alunos-do-concelho
Desde o final do segundo período que as escolas estão encerradas
Ricardo Graça

O Município de Leiria criou um banco de 300 computadores e hotspots de acesso à internet para emprestar aos alunos que não possuam este material informático, de acordo com a informação dos respectivos agrupamentos de escola.

Para fazer face à falta de material informático por parte de alguns alunos do concelho, o que os impede de ter aulas síncronas, necessárias face ao encerramento das escolas devido à pandemia da Covid-19, o Município de Leiria, em articulação com as direcções escolares, criou um banco de dados, que disponibiliza 300 computadores e respetivos ‘hotspots’ de acesso à internet aos estudantes do escalão A da acção social, refere uma nota de imprensa.

O projecto de resposta a estas necessidades foi desenvolvido em parceria com os agrupamentos de escolas, que têm identificados os alunos que possuem estas necessidades.

Numa primeira fase, a Câmara cedeu todo o material municipal disponível nos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, avançando agora com um banco de material informático, com prioridade para os alunos do ensino secundário e 2.º e 3.º ciclos.

O empréstimo é efectuado a partir da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira com a colaboração da equipa da Divisão da Educação.

Segundo a autarquia, esta acção pretende contribuir para a diminuição das assimetrias sociais, acentuadas pelo isolamento das crianças e jovens que se encontram em regime de estudo em casa.

“A comunidade está mobilizada em não deixar ninguém para trás num contexto de inesperado confinamento”, sublinha a nota de imprensa.

Constando que o acompanhamento das crianças e jovens é “essencial”, o Município recorda que prova disso é a adaptação da ação da equipa multidisciplinar do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que irá manter as terapias e dinâmicas pedagógicas junto das mais de duas centenas de crianças em acompanhamento.

“A Educação é, desde sempre, uma prioridade deste executivo e, agora mais do que nunca, trabalhamos em colaboração com as comunidades educativas, para que nenhuma criança fique desligada do mundo escolar e das aprendizagens do ensino virtual”, sublinhou a vereadora da Educação, Anabela Graça, citada na referida nota.