Desporto

Mostra do Desporto Adaptado reuniu cerca de 200 pessoas em Leiria

21 mar 2024 14:01

No Pavilhão do Lis, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar várias modalidades desportivas adaptadas

mostra-do-desporto-adaptado-reuniu-cerca-de-200-pessoas-em-leiria
Pavilhão do Lis acolheu a IV Mostra do Desporto Adaptado
IPL

A IV Mostra do Desporto Adaptado do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) reuniu cerca de 200 pessoas nos dois momentos promovidos pela iniciativa, no último sábado.

Em comunicado de imprensa, a instituição afirma que atingiu “um número recorde de participantes”, que “não quiseram perder a oportunidade de experimentar diferentes modalidades desportivas adaptadas e participar num seminário sobre os desafios do desporto adaptado em Portugal”.

Carro à vela, joelettes, andebol em cadeira de rodas, basquetebol em cadeira de rodas, esgrima adaptada, boccia, goalball, voleibol sentado e badminton adaptado foram as modalidades apresentadas no Pavilhão do Lis, onde se dirigiram 150 pessoas no último sábado.

Nesta actividade, participou ainda Beatriz Monteiro, atleta de badminton que participou na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio.

Durante a tarde de sábado, realizou-se o seminário “Prof. João Catana: Desporto Adaptado – Que desafios?” perante cerca de 50 pessoas, que assistiram ao debate sobre os desafios do desporto para pessoas com deficiência em Portugal e as boas práticas no desporto adaptado.

A sessão contou com uma homenagem, a título póstumo, ao professor João Catana, que participou na primeira edição da pós-graduação em Desporto e Actividade Física Adaptados, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS).

“Uma das principais vocações da nossa instituição é trabalhar em prol da inclusão, nas mais diversas áreas, e sobretudo no desporto. Assumimos a inclusão como um dos valores primordiais da nossa ação e dinâmica internas, mas também na nossa relação com o exterior, designadamente junto da comunidade. A Mostra do Desporto Adaptado é uma aposta ganha, que veio para ficar”, salienta Carlos Rabadão, presidente do IPL.

A IV Mostra do Desporto Adaptado foi uma organização conjunta dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria, do curso de pós-graduação em Desporto e Atividade Física Adaptados e do curso de licenciatura em Desporto e Bem-Estar, da ESECS, com a parceria do Comité Paralímpico de Portugal, da Câmara Municipal de Leiria, da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, entre outras entidades.