Sociedade

Morreu José Santa Rita, arquitecto que urbanizou Leiria e Marinha Grande

28 nov 2018 00:00

Urbanista tinha 80 anos

morreu-jose-santa-rita-arquitecto-que-urbanizou-leiria-e-marinha-grande-9520

Morreu o arquitecto António José de Santa-Rita, nome emblemático do urbanismo português e que foi autor de planos de urbanização e de pormenor para a Câmara da Marinha Grande, para São Pedro de Moel, Vieira de Leiria e Praia da Vieira, assim como de planos de pormenor para Leiria, durantes as décadas de 70 e 80.

De acordo com o Público, o aquitecto faleceu no passado domingo, aos 80 anos.
 
António José de Santa-Rita esteve também associado aos projectos de travessia do Tejo, também à investigação e ao ensino. Arquitecto e urbanista, com formação em sustentabilidade, António Santa-Rita formou-se pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, era professor de arquitectura na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, desde 1999, e exerceu a profissão liberal no atelier Contacto Atlântico.
 
Liderou o sector de arquitectura do Gabinete da Ponte sobre o Tejo (1966-1970), foi consultor do Gabinete da Nova Travessia do Tejo em Lisboa (Gattel), entre 1992 e 1994, para a construção da Ponte Vasco da Gama, e esteve à frente de serviços da Junta Autóactual Infra-estruturas de Portugal (1991-1998), nas áreas da arquitectura, tráfego, manutenção, portagens e exploração.
 
Foi autor das monografias As Estradas em Portugal - Da Monarquia ao Estado Novo - 1900-1947, Recuperação da Casa Sanches, O Ensino da Arquitectura e a Sustentabilidade, A Arquitectura da Era Colonial em S. Tomé e Príncipe, assim como A Estrada Marginal Lisboa-Oeiras-Cascais - Maravilha de Sentido Atlântico e 50 Anos da Ponte Sobre o Tejo em Lisboa (ambas com Célia Garrett Florêncio).