Sociedade

Ministro anuncia estudo de viabilidade para abertura de Monte Real à aviação civil

17 dez 2018 00:00

Modelo em análise é semelhante ao utilizado na Base das Lajes

ministro-anuncia-estudo-de-viabilidade-para-abertura-de-monte-real-a-aviacao-civil-9620
Raquel de Sousa Silva

O ministro do Planeamento e Infra-estruturas anunciou esta manhã em Leiria que o Governo está a avaliar a viabilidade da abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil.

Pedro Marques, que participou nas Jornadas Millennium Empresas, reconheceu que esta é uma ambição antiga da região, anunciando que o modelo que se propõe para é semelhante ao utilizado na Base das Lajes.

“É um processo dessa natureza que queremos desenvolver em Monte Real”, disse o ministro, adiantando que já foi iniciado um trabalho conjunto entre o Ministério que tutela e o da Defesa e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com vista à avaliação das condições da abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil.

O anúncio foi feito na sequência da intervenção, no mesmo evento, do presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, que realçou a importância que a abertura da Base Aérea à aviação civil representa para o desenvolvimento da região.

“Não é possível continuar a adiar este investimento, sob pena de ser travado e comprometido o potencial de crescimento de uma região com uma fortíssima margem de progressão económica e social”, disse o autarca.

“Esta infra-estrutura será fundamental para elevar o nível competitivo desta região, para potenciar a vocação exportadora das nossas empresas, para reforçar a ligação à nossa diáspora, fomentar a internacionalização do nosso ensino superior e capitalizar para a região a apetência turística do destino Portugal”, acrescentou Raul Castro.

 

Leia mais na edição impressa, esta quinta-feira