Viver

Ministra da Cultura inaugura em Leiria a Casa da Cidade Criativa da Música

16 jun 2020 16:37

Iniciativa resulta da atribuição do selo UNESCO

ministra-da-cultura-inaugura-em-leiria-a-casa-da-cidade-criativa-da-musica
Novo espaço está localizado no Centro Cívico
Ricardo Graça/Arquivo

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, está no próximo domingo, 21 de Junho, em Leiria, para a cerimónia de abertura de portas da Casa da Cidade Criativa da Música – UNESCO.

No Centro Cívico de Leiria, a governante vai também assistir ao primeiro concerto do CriaJazz – Festival Novo Jazz, uma organização da companhia O Nariz, que se realiza pela primeira vez.

A Casa da Cidade Criativa da Música – UNESCO está instalada no edifício do Centro Cívico de Leiria e é inaugurada pelas 18:30 horas de domingo, Dia Europeu da Música.

Segundo Anabela Graça, vereadora da Cultura, esta Casa é resultado de um “percurso amplo e participado das diferentes manifestações musicais do concelho de Leiria, que culminou com a atribuição do selo pela UNESCO em Outubro de 2019”.

De acordo com o Município, "na Casa da Cidade Criativa da Música será possível apresentar e potenciar projectos culturais, ter acesso a programas e residências artísticas no âmbito da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, bem como encontrar parcerias e consultar documentação".

“O espaço irá corporizar a missão que a cidade traçou com base na criatividade, na cultura e na prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e será também o local onde a equipa executiva irá desenvolver a estratégia articulada com os agentes culturais, sectores empresariais e económicos e ensino superior”, refere uma nota da autarquia.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade e a inovação como factores essenciais para um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.