Opinião

Metabolismo Urbano

4 out 2018 00:00

São quatro as funções mínimas urbanas - habitar, trabalhar, recriar e circular. Para que o metabolismo urbano seja sustentável estas funções têm que estar juntas.

metabolismo-urbano-9322

Marco Polo descreve uma ponte, pedra sobre pedra – Mas qual é a pedra que sustenta a ponte? Pergunta Kublai Khan- A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra, responde Marco, mas pela linha do arco, que todas as pedras formam. Kublai Khan fica silencioso, ele pensa. Depois ele acrescenta: - porque me falas tu das pedras? É somente o arco que me interessa. Polo responde: sem pedras não há arco.
Italo Calvino- cidades Invisíveis

Pensar urbano é pensar humano. O uso e o dimensionamento de todas as coisas no espaço urbano tem como base a escala humana, no sentido lato e restrito. São quatro as funções mínimas urbanas - habitar, trabalhar, recriar e circular. Para que o metabolismo urbano seja sustentável estas funções têm que estar juntas.

A par desta polifuncionalidade é desejável uma equidade urbana, isto é, que o espaço urbano seja dotado de igual oferta de serviços e equipamentos. Será fácil entender que as escolas, os centros de saúde, os jardins se devem localizar próximo das habitações, o que implica que o raio de acção destes serviços responda às capacidades de quem usa.

Se uma criança habitar a 20 quilómetros da escola para onde vai, em particular no respeitante ao ensino básico, esta distância implicará desde logo um transporte mais nos acessos. Assisto quotidianamente a múltiplas viagens de famílias que, localizando-se ao lado de uma escola, são obrigadas a utilizar em particular o carro para se deslocarem para a escola onde foram colocados os seus filhos.

Viver urbano significa desde logo viver com os outros e entender como estas relações acontecem. Quando escolho um lugar para habitar estou, consciente ou não, a escolher a escola, o centro de saúde, on

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ