Desporto

Melhor dupla vai continuar a arbitrar jogos de andebol em Portugal

26 out 2022 16:36

Eurico Nicolau e Ivan Caçador, juízes da Marinha Grande, estiveram em risco enquanto dupla no quadro nacional

Patrícia Carreira Gonçalves

Eurico Nicolau e Ivan Caçador, juízes da Marinha Grande eleitos várias vezes como a melhor dupla de árbitros do campeonato nacional, vão continuar a ‘dar cartas’ na competição portuguesa de andebol. A confirmação é feita num comunicado conjunto da Direcção e do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação de Andebol de Portugal (FAP), depois de ter sido anunciado, em Julho, que Eurico Nicolau não constava no quadro.

Na informação a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, que dá conta de “contactos institucionais entre os dois órgãos tendentes ao cabal esclarecimento dos procedimentos e decisões tomadas”, é possível ler: “A bem e na defesa dos interesses, bom nome e imagem da FAP e os seus agentes desportivos, o CA entendeu reapreciar o procedimento havido quanto ao agente desportivo Eurico Nicolau, impulsionando de novo e a partir desta data a sua tramitação nos termos regulamentares, no seio e âmbito do CA, sem prejuízo de eventuais matérias que venham a ser participadas a outros órgãos federativos competentes”.

Nesse sentido, sublinha o comunicado divulgado a 30 de Setembro, a dupla volta a poder promover “o exercício da actividade de árbitro no quatro regulamentar em vigor e no âmbito das competências atribuídas ao CA”.

No último fim-de-semana, os árbitros já participaram no curso de formação de início de época para estarem aptos a arbitrar em Portugal.

A polémica decorre de uma alegada incompatibilidade levantada pelo CA, por Eurico Nicolau ter uma actividade profissional ligada à organização de eventos de andebol de praia, vertente da modalidade onde não arbitram.

O árbitro foi informado que estaria afastado do quadro nacional, e ambos ficaram de fora da convocatória do curso inicial realizado há várias semanas.

Apesar do impasse a nível nacional, a dupla nunca esteve em causa nos quadros da EHF – Federação Europeia de Andebol e da IFH – Federação Internacional de Andebol. Na história, contam com 23 anos de arbitragem nas principais competições nacionais, europeias e internacionais. Foram eleitos ‘Melhor Dupla de árbitros do campeonato português” sete vezes, em nove edições.

O JORNAL DE LEIRIA pediu esclarecimentos sobre a situação ao Conselho de Arbitragem há dois meses, mas não obteve resposta.